Extensão
Começam os preparativos para a III Semana do Bebê de Canoas
Evento ocorre de 10 a 14 de setembro e contará com extensa programação
A Ulbra, em parceria com a prefeitura do município e o Rotary Club, realiza, entre os dias 10 e 14 de setembro, a III Semana do Bebê de Canoas. O evento, que busca estimular a criação de políticas públicas de saúde para a promoção da qualidade de vida na primeira infância, promete mobilizar mais de 50 professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física, Odontologia, Psicologia e Medicina da Universidade em torno de oficinas de capacitação para servidores municipais e mutirões multidisciplinares de atendimento em regiões carentes da cidade.
Conforme uma das coordenadoras da iniciativa, a docente Aline Groff Viviam, as atividades possuem caráter preventivo. "Quanto mais precoce são as ações de prevenção, mais eficaz é o resultado obtido junto à comunidade. Durante a Semana do Bebê, nós organizamos campanhas de esclarecimento sobre a gravidez na adolescência e de cuidados básicos durante a gestação. Tudo para garantir o melhor desenvolvimento físico e cognitivo de crianças até os seus três primeiros anos de vida", explica a professora de Psicologia da Ulbra.
Atendimentos comunitários serão ampliados nesta edição
Na última terça-feira, dia 15 de maio, uma comitiva das pastas de Educação, Saúde e Assistência Social do município, dentre outras entidades, reuniu-se com a coordenadora de Extensão, Dalva Santana, no prédio 6 com o intuito de discutir a programação do evento e definir o cronograma de preparativos para a sua terceira edição.
De acordo com a gestora da Universidade Luterana do Brasil, as tratativas iniciais foram promissoras. "Quando iniciamos este projeto, não contávamos com apoiadores e conseguíamos atender apenas os bairros de Mathias Velho e Guajuviras. Agora, graças ao suporte das secretarias municipais, conseguiremos ampliar nossa atuação. A ideia é que possamos contemplar toda a cidade de Canoas", explica Dalva, que se inspirou em uma experiência similar implantada há quase 20 anos na cidade de Canela, na Serra Gaúcha. "É fundamental que a sociedade, as empresas e as organizações não governamentais fiquem de olho nos bebês e entendam que o bem-estar na primeira infância precisa ser garantido hoje e não amanhã", alerta Dalva, que projeta o próximo encontro para o dia 14 de junho, quando novas definições serão divulgadas para o público.
Marcus Perez
Jornalista - Mtb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes