Gente da Ulbra
Crescente está de malas prontas para a Rússia
Docente integrará a comissão técnica do Brasil na Copa 2018
Quando o Brasil estrear na Copa do Mundo da FIFA 2018 contra a Suíça, no dia 17 de junho, o professor dos cursos de Educação Física e Medicina da Ulbra Canoas, Luiz Antônio Barcellos Crescente, estará no gramado da Arena Rostov, na Rússia, ao lado do treinador Tite e dos demais integrantes da comissão técnica da seleção brasileira. Crescente é o médico fisiologista do grupo.
Sua trajetória na seleção teve início em 2015, quando a equipe ainda era treinada por Dunga. Entretanto, após mais de três anos de trabalho contínuo, o docente chega ao momento mais importante de sua carreira, a Copa do Mundo. Crescente é professor na Universidade desde 1999 e há 25 anos atua como médico fisiologista do Sport Club Internacional, de Porto Alegre. O reconhecimento de seu trabalho no clube e também no ambiente acadêmico o levaram à seleção. Mesmo com a troca de treinador ocorrida em 2016, sua atuação foi prestigiada e ele permaneceu na comissão técnica.
Ao integrar a equipe técnica do Brasil, o docente teve que fazer modificações na sua agenda para poder conciliar as viagens e jogos da seleção com as aulas que ministra na Universidade e o trabalho no Inter. "Após o início da atividade na seleção, tive que fazer adaptações nos meus horários para poder continuar na docência e no futebol", explicou.
No próximo sábado, 19 de maio, ele embarca para o Rio de Janeiro e, no dia seguinte, iniciará seu trabalho com a comissão técnica no centro de treinamento Granja Comary. Crescente poderá retornar da Rússia como integrante de uma seleção hexacampeã. Nesta entrevista exclusiva concedida para a Ulbra, o fisiologista conta como será seu trabalho durante a Copa.
Ulbra - Como será seu trabalho com os jogadores durante a Copa do Mundo?
Crescente - Na próxima segunda-feira, 21 de maio, vamos fazer a avaliação técnica dos 23 convocados para avaliar o grau de condição física e de desgaste de cada atleta. Nesse primeiro momento, o treinamento ficará em segundo plano, pois teremos que recuperar os jogadores que estão em plena atividade, alguns em fim de temporada na Europa.
Ulbra - Quais serão suas atribuições nesse período de ajuste final para a Copa da Rússia?
Crescente - A partir de agora entramos no período de avaliações médicas, já que a FIFA exige uma série de exames, como as avaliações cardiológicas, clínicas, bioquímicas, entre outros que precisam ser apresentados antes do início da competição.
Ulbra - Apesar de ser muito significativa a condição física dos atletas, qual a importância efetiva do seu trabalho para o bom desempenho dos jogadores em campo?
Crescente - Além das avaliações, também providenciaremos uma série de testes para quantificar que grau de condição física os desportistas estão chegando na seleção. Assim, tentaremos unificar a condição de cada um, para que todos possam treinar em igualdade de condições. Com base nessas avaliações serão propostas as estratégias para o treinamento.
Ulbra - O que representa para você profissionalmente trabalhar em uma Copa do Mundo?
Crescente - Quando eu iniciei no Inter, há mais de duas décadas, eu não esperava chegar à seleção brasileira, tanto que isso pra mim já foi uma grande surpresa. Estar em uma Copa do Mundo, então, é mais surpreendente ainda. Entretanto, sei que tudo isso também está diretamente relacionado à atividade que desenvolvi todos esses anos aqui na Ulbra.
Ulbra - Apesar de toda a sua experiência no futebol, quando o Brasil estrear na Copa, o senhor acha que sentirá uma sensação diferente?
Crescente - Eu senti um friozinho na barriga em cada jogo eliminatório que participei com o Brasil. Cantar o hino brasileiro em um estádio num jogo de âmbito internacional é muito emocionante.
André Bresolin
Jornalista - MTb 181813
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes