Educação
IV Encontro de Alunos de Escolas Normais debate inclusão em sala de aula
Abertura ocorreu no auditório B do prédio 14 do campus Canoas
Mais de 220 alunos e professores de magistério de escolas públicas de municípios como Nova Santa Rita, São Caetano do Sul e Porto Alegre participaram, na manhã desta terça-feira, 15 de maio, da cerimônia de lançamento do IV Encontro de Alunos de Escolas Normais e Magistério, realizada no auditório 14B do campus Canoas da Ulbra.
O evento, promovido pelos cursos de Pedagogia, Matemática, Física, Química e Geografia, teve como objetivo aproximar educadores e estudantes de ensino médio, interessados em exercer à docência, das licenciaturas oferecidas na Universidade. Na ocasião, a doutoranda em epistemologia e história da ciência pela Universidade Nacional de Três de Fevereiro, da Argentina, e psicopedagoga clínica, Dra. Marlene Petri, abriu os trabalhos do dia palestrando sobre a inclusão e diversidade em sala de aula.
Após uma breve contextualização sobre o tratamento dado a Pessoas com Deficiência (PCDs) ao longo da história, a educadora tratou de desmistificar a relação entre Educação Especial e Ensino Inclusivo. "Incluir é fazer a escola se adaptar às necessidades de um sujeito, mas não apenas receber crianças com deficiência dentro do ambiente escolar, mas também proporcionar acolhimento e direcionamento para aquele menino que vem do Nordeste para o Rio Grande do Sul ou aquela menina que quebrou seu braço e está com problemas de mobilidade. Incluir é também abraçar a diversidade humana", pontuou a conferencista. Um público que, horas antes, descontraía o nervosismo e tensão com uma breve sessão de canto promovida pelo capelão de música, Pastor Paulo Brum. Brincando com os convidados, ele buscou falar do significado que hoje damos para cantigas infantis antigas, como O Cravo e a Rosa, Marcha Soldado e Escravos de Jó.
Cursos de licenciatura oferecerão apenas vagas pelo ProUni no próximo semestre
Em sua saudação à organização do evento, o reitor Marcos Fernando Ziemer, ressaltou a importância do evento para a concretização da missão da Ulbra de tornar-se, até 2022, uma instituição de ensino eficaz e inovadora. Em seguida, parabenizou a todos pela escolha do magistério. Emocionado, recordou quando ele mesmo fez essa opção para sua vida, há mais de 30 anos."É gratificante estar aqui vendo os jovens fazendo a escolha pela docência. Vocês não são o futuro do país, são o presente", ressaltou Ziemer, que aproveitou o momento para divulgar que em 2018/2 a Ulbra ofertará somente vagas gratuitas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) em todos os seus cursos de licenciatura. "É um incentivo à formação de professores em um país que, cada vez mais, precisa de educadores", resumiu. O diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, também manifestou sua satisfação com a organização do evento. "Esses encontros sempre são momentos de grande aprendizado para os participantes. Nosso corpo docente sempre busca trazer temas que corroborem para o desenvolvimento profissional dos estudantes visitantes. Aproveitem a palestra e cada uma das oficinas", recomendou.
À tarde, mais de 15 oficinas temáticas foram realizadas em salas do prédio 11 do campus. Os workshops trataram de assuntos como alfabetização e letramento, dança e astronomia em séries iniciais. Entre os oficineiros, o próprio pastor Paulo Brum realizou uma atividade de imersão musical.
Marcus Perez
Jornalista - Mtb 17.602
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes