Parabéns!
Dia do Enfermeiro é comemorado neste 12 de maio
Profissionais formados na área têm amplo campo de atuação
Aqueles que estão doentes e precisam de cuidados contam com a atenção de uma classe profissional que possui um papel de extrema importância na atenção à saúde: a dos enfermeiros. Pensando nisso, o dia 12 de maio é dedicado para comemorar esta profissão. O curso de Enfermagem da Ulbra Canoas possui mais de 30 anos e desde então vem formando profissionais capacitados para ingressar no mercado de trabalho.
Daniela da Silva Schneider coordena a graduação desde 2010 e ressalta o quanto o mercado para esses profissionais está em aberto. "Os formados pela Ulbra conseguem atuar em diversos campos, como hospitais, atenção primária na saúde pública, clínicas de dermatologia ou geriátricas, consultórios de enfermagem, que estão surgindo agora no Brasil, e nas centrais de transplantes dos hospitais", exemplifica.
Lisiane Lenhardt se formou na Instituição em janeiro de 2008. Em março do mesmo ano já começou a trabalhar no Hospital Universitário. Hoje, é coordenadora de Enfermagem da Saúde da Criança. Já está na área desde 1993, pois fez outros cursos antes da graduação, como Auxiliar de Enfermagem e Técnico de Enfermagem. "Uma coisa foi puxando a outra, me apaixonei pela profissão. Fui buscando sempre mais", comenta a enfermeira. A profissão está sempre em constante mudança, como qualquer área da saúde. "Com as tecnologias, as mudanças são praticamente diárias. Cada dia surge um aparelho, equipamento, procedimento ou até uma nova medicação", explica.
Curso focado na prática
No campus Canoas, o curso é diurno, com as aulas teóricas prioritariamente pela manhã e as atividades práticas à tarde. Sobre a infraestrutura, os alunos podem usufruir de laboratórios e outros espaços da Universidade. "A partir do segundo semestre, o nosso aluno já tem atividade prática com paciente, em algumas instituições as atividades práticas são laboratoriais, mas as nossas aqui na Ulbra não são. Eu considero isso uma grande vantagem para o aluno", opina a coordenadora.
Para a Lisiane, a Ulbra foi um marco onde aprendeu a ser enfermeira com os professores, que a ajudam até hoje. "Estamos sempre em parceria. Somos parceiros da Universidade e eles também são parceiros quando nós precisamos de alguma coisa. O marco zero na minha vida foi após a graduação", conta.
Apesar de ser a segunda maior classe profissional do país, atrás apenas da construção civil, existe ainda um mercado de trabalho em aberto. "A enfermagem é uma área de extrema importância para a sociedade. O que a enfermagem faz não é substituído por nada, porque cuidamos do ser humano, em qualquer condição de vida. Não existe, por exemplo, uma máquina que cuide dos pacientes. Existem equipamentos que auxiliam, mas é um trabalho que não pode ser substituído", completa a docente.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes