Incentivo à leitura
Ulbra lança nova edição do Fome de Ler
Cerimônia alusiva aos 15 anos do projeto aconteceu na EMEF Rondônia
Cerca de 120 estudantes e professores de escolas públicas municipais de Canoas prestigiaram o lançamento da nova edição do Projeto Fome de ler, na manhã desta sexta-feira, 4 de maio, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia, no bairro Estância Velha. Na ocasião, a coordenadora e idealizadora da iniciativa, que em 2018 completa 15 anos, a professora do curso de Letras da Ulbra, Ângela da Rocha Rolla, saudou o público e enfatizou a importância do hábito de ler para o desenvolvimento cognitivo. "Conhecimento não ocupa espaço e a leitura é uma forma muito prazerosa de adquiri-lo. Lendo nós aprendemos, sonhamos e viajamos. Aproveitem todos os momentos que vocês tiverem para ler", recomendou a educadora, antes de tomar seu lugar na plateia e acompanhar as apresentações preparadas por alunos de educação básica para o evento.
Alunos realizaram performances artísticas inspiradas em leituras
"A história termina por aqui, mas o que esperamos é que nunca acabe o Fome de Ler, pois nós o amamos", disse Gabriele Raugust Pereira, do 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Tancredo Neves, após o término da apresentação teatral encenada por sua turma, a esquete A Menina do Cabelo Roxo, inspirada no livro de mesmo nome, escrito pela paranaense Leia Cassol. Aplaudido por todos os presentes, o grupo não foi o único a contribuir artisticamente com a atividade.
Alunos da escola Nansy Pereira mostraram uma coreografia de dança da música Piruetas, de Chico Buarque, com figurinos alusivos aos versos de Viva o circo, do poeta carioca Carlos Heráclito Mello Neves, mais conhecido como Kalunga. As turmas dos anos iniciais da EMEF Rondônia também entraram na brincadeira e, após recitarem o poema Caixa de Surpresa, de Elias José, dançaram ao som de Xuxa e da canção Leitura, presente em seu 5º álbum. "Os jovens hoje leem menos do que no passado, por isso a importância de ações como essa da Ulbra", destacou o diretor do colégio público, Jeferson Malta Ramos, que, com o programa, espera melhorar a capacidade de interpretação de texto dos estudantes.
Ao término das festividades, Ângela juntou todos os pequenos artistas à sua volta para cantar os parabéns para o Fome de Ler em frente a um bolo simbólico. Para 2018, o projeto segue sendo realizado paralelamente ao festival Book Trailer, atividade em que os participantes são estimulados a produzir vídeos com estética cinematográfica sobre as obras de autores diversos. Os melhores trabalhos são premiados sempre ao final de cada edição, em cerimônia realizada na Ulbra Canoas.
Incentivo do poder público pode expandir o projeto
Presente na cerimônia, a secretária adjunta de educação do município, Ana Maria Finkler Sun, destacou a importância do projeto para a rede municipal de educação e enfatizou o interesse do poder público em seguir colaborando com a Universidade para expandir a iniciativa. "Hoje 20 colégios da cidade integram esta ação e queremos expandir esse número", destacou a gestora pública, que está em tratativas para organizar visitas dos autores das obras trabalhadas nos colégios que integram o programa de estímulo à leitura.
Sobre o Fome de Ler
Iniciado em 2003, na Ulbra Guaíba, o Projeto Fome de Ler busca estimular o gosto pela literatura junto a crianças e adolescentes de regiões carentes do estado do Rio Grande do Sul. Para isso, envolve uma rede de professores, autores e voluntários em diversas cidades gaúchas. Mais de 500 unidades de educação básica já participaram do projeto, que contou com a presença de escritores consagrados, como Moacyr Scliar e Carlos Urbim. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas clicando aqui.
Marcus Perez
Jornalista Mtb 17.602
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras