Extensão
Projeto Cine Diversidade forma novos alunos
Jovens confraternizaram e exibiram os documentários produzidos
A formatura dos alunos do projeto de extensão Cine Diversidade ocorreu na noite desta quinta-feira, 3 de maio, na sala 203 do prédio 14 na Ulbra Canoas. Cinco estudantes se formaram na terceira edição do projeto, que possui a coordenação da professora do curso de Jornalismo, Gabriela Almeida. O Cine Diversidade é um projeto de extensão que atende jovens entre 12 e 16 anos dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas presentes em torno da Ulbra Canoas.
Os participantes deste programa vêm para a Universidade todas as quintas-feiras, com aulas das 14h às 17h, e participam de uma formação de audiovisual, com foco no documentário e nos direitos humanos. "Ele é um projeto muito aberto à comunidade. Eu passo no início do ano em várias escolas convidando os alunos a participarem. Depois, as famílias entram em contato e assim nós organizamos. É totalmente voluntário, não remunerado e também sem custo para eles", explica a professora.
Ao final do curso, os alunos produzem um documentário com temáticas livres. Quem participa do Cine Diversidade com a frequência exigida, de 75%, tem direito à formatura. O programa já ajudou alguns alunos na escolha da profissão. "Tenho percebido que funciona quase como uma orientação vocacional, pois alunos que participaram do projeto realmente se interessaram em trabalhar na área e isso é muito legal", destaca a coordenadora.
Além da professora Gabriela Almeida, o projeto possui a participação da professora Ana Acker, que vai até a escola Municipal Paulo Freire, uma vez por semana, para promover um cineclube, sessões comentadas de filmes que levantam algumas discussões sobre conteúdos que são temas dos projetos como direitos humanos, diversidade e tolerância religiosa.
A quarta turma já iniciou suas aulas, mas os interessados ainda podem participar. Mais informações sobre o projeto Cine Diversidade podem ser obtidas através da coordenação do curso de Jornalismo, pelo telefone 3462-9507.
Entrega dos certificados
Durante a entrega do certificado de conclusão do projeto de extensão, a alegria e a satisfação estavam estampados no rosto dos estudantes. Eduarda Dias, que está na 8ª série da Escola Estadual Miguel Lampert, recebeu o certificado pela produção de um documentário que aborda o machismo. A estudante de 14 anos afirma ter sofrido constantemente com atitudes machistas. "Eu e outras colegas de escola vivenciamos muito esse tipo de situação, tanto que debatíamos sobre esse dilema. Quando tive a oportunidade de fazer um documentário que contemplasse direitos humanos, não tive a menor dúvida em optar por esse enfoque", explicou.
Já Vital Matheus, que chegou ao evento acompanhado dos pais Taís Machado e Ben Hur Soares, optou por produzir um trabalho sobre bullying na escola, destacando os estudantes que são rejeitados pelos demais. "Além de poder enfatizar uma temática importante no contexto estudantil, ao participar do projeto pude aprender a editar e produzir vídeos, mas também interagi muitos com os outros participantes, o que me permitiu fazer novos amigos", disse Matheus. "Meu filho se empenhou bastante para produzir esse documentário. Ao vê-lo receber esse comentário fico feliz e orgulhoso", afirmou o pai do jovem.
Antes da entrega dos certificados foram exibidos dois documentários, sendo um deles de autoria de Júlia Ozorio de Abreu, que também estava presente no evento para receber seu certificado. Ao final da atividade, o grupo participou de uma confraternização.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras