Curso de Medicina
Liga do Trauma realiza programa de prevenção de acidentes para jovens
Iniciativa busca conscientizar sobre o uso do álcool aliado à direção
A Liga do Trauma do curso de Medicina da Ulbra promove neste sábado, 5 de maio, o PARTY (Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude). O programa visa à conscientização de jovens que estão em processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação. As atividades ocorrem no HPS de Canoas, das 8h30min às 12h30min.
O objetivo do projeto é formar uma geração consciente, mais segura, que preze pela vida e tenha conhecimento sobre as consequências de suas atitudes. O programa oferece diversas ações, onde jovens entre 17 e 25 anos são expostos a situações impactantes sobre como é a realidade de um pronto-socorro e os traumas ocasionados pelos acidentes de trânsito em que há o consumo de bebidas alcoólicas.
Para o presidente da Liga do Trauma e acadêmico do curso de Medicina, João Antônio Menezes, o projeto é de extrema relevância em decorrência dos altos índices de mortalidade e fatalidade envolvendo jovens que dirigem alcoolizados. "Trabalhamos com prevenção. Por isso, o PARTY surge como uma maneira de conscientizar a nova geração, que vai saber das consequências de suas atitudes", ressalta Menezes.
Ainda conforme ele, "é importante enfatizar que a responsabilidade de dirigir alcoolizado e tirar a própria vida e a de outros é de quem está dirigindo embriagado. Beber e depois dirigir é uma escolha. Não é um acidente e nem uma fatalidade".
Entre as atividades que serão realizadas, destacam-se aulas ministradas por profissionais das áreas da saúde e de segurança, como bombeiros, policiais de trânsito e membros da Liga. Os estudantes terão contato com situações de trauma, de acordo com os passos a seguir: transporte, tratamento, reabilitação e fases de reintegração à comunidade. Também receberão informações sobre lesões, efeitos do álcool e drogas na concentração e coordenação motora e consequências devastadoras que afetam sua vida e a de sua família.
O projeto teve origem no Canadá e, no Brasil, a Universidade de Campinas (Unicamp) é uma das poucas que oferecem o curso. Com isso, a Liga do Trauma firmou uma parceria com a Unicamp, sendo a única Liga da região Sul do país que desenvolve o programa e busca incentivar que outras universidades implantem o PARTY.
Gisele Morais, Guilbert Trendt e Liliane Franco
Estudantes de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras