Conteúdo multimídia
Acadêmicos do curso de Jornalismo criam projeto Capital do HIV
O trabalho foi desenvolvido a partir de uma disciplina do curso
Alunos do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas produziram um projeto intitulado Capital do HIV. A proposta baseia-se em um site com conteúdo jornalístico multimídia dedicado ao tema da endemia em Porto Alegre, cidade que possui índices de infecção três vezes superiores à média nacional. Além do site, o projeto conta com uma página no Facebook onde é feita a divulgação dos materiais produzidos pelos discentes.
O site conta com um documentário de 28 minutos, além de vídeos curtos, podcasts, infográficos, textos e fotos que abordam diversas questões relacionadas ao vírus na capital. O projeto teve início no último semestre na disciplina de Produtos Audiovisuais e foi elaborado ao longo de oito meses pelos acadêmicos Caroline Musskopf e João Henrique Mattos, sob a coordenação da professora Gabriela Almeida.
Caroline é aluna do sexto semestre do curso de Jornalismo e foi estagiária do Núcleo de Produção Audiovisual (NPA) da Universidade. João Henrique é egresso do curso de Produção Audiovisual da Ulbra. Atualmente, cursa Jornalismo e trabalha no NPA como cinegrafista. Ele foi responsável por todas as imagens produzidas para este projeto.
Iniciativa virou plataforma
De acordo com a estudante, a proposta da disciplina era que, ao final do semestre, os alunos tivessem desenvolvido um documentário. "No meio do semestre comecei a ver os boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde, procurando alguma pauta relevante", explica. O tema saúde é algo que já havia despertado o seu interesse. Em 2016, Caroline já tinha realizado trabalhos sobre o zika vírus e saúde da mulher.
Após analisarem todo o material produzido, ficou decidido que deveriam transformá-lo em algo maior, para que não ficasse restrito apenas ao documentário. Foi aí que surgiu a ideia de criar a plataforma. "Como o João já tinha me acompanhado em quase todas as gravações e também se interessava pelo tema, convidei ele para me ajudar na produção da plataforma", comenta a acadêmica. A criação da página também foi uma estratégia de divulgação. O projeto foi lançado na última semana, após os alunos o inscreverem na Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação).
Para conhecer mais o projeto Capital do HIV, basta clicar aqui ou acessar a página do Facebook.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes