Parabéns!
Dia Mundial do Designer Gráfico é celebrado nesta sexta, 27 de abril
Data foi criada para lembrar a importância dos profissionais da área
Desde a pré-história, o homem sempre precisou se comunicar. Para isso, desenvolveu elementos visuais e técnicas como forma de diálogo. As primeiras formas de expressão foram a pintura corporal e os desenhos nas paredes de cavernas. Essas, com o tempo, se transformaram em formas de comunicação, o que constitui o princípio do design gráfico.
Nesta sexta-feira, 27 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Designer Gráfico, instituído em 1995 pelo Conselho Internacional de Associações de Designer Gráfico em alusão à fundação do Conselho em 27 de abril de 1963. A data tem por objetivo o reconhecimento do papel do Design e seus conceitos na comunicação, além de contribuir para um maior entendimento do público geral em relação à profissão.
Com o avanço da tecnologia e a criação de novas mídias, surgiu a necessidade de ampliação de recursos gráficos para suprir as demandas comunicacionais. Desde então, os profissionais dessa área são responsáveis pela produção de animações, logotipos, marcas e embalagens, diagramação, criação visual de sites, blogs e banners, planejamento e desenvolvimento de anúncios, panfletos e cartazes, entre outras atividades.
Para a coordenadora e professora do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design Gráfico da Ulbra, Débora Battastini, a área é indispensável para o mundo contemporâneo. "É o meio-chave para melhoria social, pois todo projeto da área é centrado no ser humano. O designer alia a capacidade criativa à necessidade de soluções funcionais e estéticas, toda interação que o ser humano tem com produtos, ambientes e serviços dependem de alguma área do design. Minha visão sobre esta profissão é de encantamento, não consigo pensar em nada que não necessite de um bom projeto de design", explica Débora.
Curso da Ulbra conta com infraestrutura
De acordo com a coordenadora, o curso da Ulbra conta com uma infraestrutura necessária para a realização das disciplinas do curso. "Temos salas de aula de desenho, laboratórios de informática com softwares específicos, laboratório de expressão para o desenvolvimento das disciplinas de estudo da cor, salas de aula e auditórios. Neste semestre foi inaugurado um espaço de exposições e também a instalação do Núcleo de Design em uma sala mais espaçosa, dando condições para a ampliação do grupo de alunos que atuam no Núcleo", contextualizou.
Conforme ela, o profissional formado no curso de Design Gráfico da Ulbra desenvolve projetos de criação de produtos impressos, atuando nos três principais eixos da indústria gráfica: materiais promocionais, embalagens e mercado editorial. As aulas focam no conhecimento e utilização das linguagens e processos próprios da área do Design, tais como a funcionalidade, a estética, a ergonomia e os processos técnicos, reforçando a interação com outras áreas afins. O CST em Design Gráfico foi criado em 2006.
Marcos Mello, 22 anos, acadêmico de Design Gráfico e estagiário no Núcleo de Design da Ulbra, acredita no futuro promissor da profissão. "Hoje em dia ela só cresce, pois praticamente todas as áreas necessitam dos nossos trabalhos. O mercado de trabalho é promissor", ele afirma. Já em relação à infraestrutura da Ulbra, Mello conta que o curso dispõe de um corpo docente qualificado, o que contribui para um melhor aprendizado.
Gisele Morais, Guilbert Trendt e Liliane Franco
Estudantes de Jornalismo
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes