Comunicação Social
Seminário de Pesquisa debate audiovisual e tecnologia
Evento do curso de Comunicação chegou a 8ª edição
Audiovisual e Tecnologia foi o tema da 8ª edição do Seminário de Pesquisa em Comunicação, evento promovido pelo curso de Comunicação Social da Ulbra Canoas, que aconteceu na noite de quinta-feira, 19 de abril. O seminário contou com a participação do professor Roberto Tietzmann, da PUC/RS, e da estudante de Jornalismo da Instituição, Jéssica Soares.
Formanda da graduação em Jornalismo, Jéssica desenvolveu uma trajetória de pesquisa ao longo da graduação, além de ter publicado artigos em revistas científicas. A estudante participou de congressos da área, como o Intercom nacional e Intercom regional Sul. Ela falou a respeito da relação existente entre a tecnologia e o cinema de horror, especificamente no formato found footage (filmes e/ou documentários em que a presença da câmera é inserida na narrativa).
A convidada justificou sua argumentação explicando que a tecnologia impacta esses filmes devido à importância existente na relação entre forma e conteúdo. Ao relatar suas experiências nos congressos que participou, ela deu uma dica importante para os acadêmicos. "Quando um estudante for participar do Intercom, a visibilidade que é dada ao seu trabalho é mais importante que receber uma premiação. O feedback que se tem de outros profissionais e professores é enriquecedor e pode gerar bons resultados", disse Jéssica.
A segunda participação da noite foi o pesquisador dos Programas de Pós-graduação em Comunicação e de Letras (PUC), Roberto Tietzmann. O palestrante trabalha com as zonas de contato entre audiovisual, design e tecnologia, tendo publicado mais de 50 artigos. Em sua fala, o palestrante fez um resgate de sua trajetória profissional desde o princípio na iniciação científica até as atuais pesquisas de pós-graduação nas áreas de realidade virtual, visualização de dados e efeitos visuais.
Ao relatar suas vivências, Tietzmann incentivou os estudantes a participarem de atividades de iniciação científica e prosseguirem na vida acadêmica. "Para quem deseja realizar pesquisas, um assunto ou tema em que existem mais perguntas do que respostas constitui-se em ótima oportunidade para vocês pesquisarem", salientou Tietzmann.
Para o estudante do quarto semestre de Jornalismo, Guilbert Corrêa Trendt, o evento proporcionou informações significativas sobre artigos de egressos ou de acadêmicos da área. "Essa iniciativa nos incentiva para que tenhamos a oportunidade de atuar como pesquisadores."
O seminário
Integrando as políticas de valorização da pesquisa que vêm sendo introduzidas pelo curso de Comunicação da Ulbra nos últimos anos, o Seminário de Pesquisa é realizado semestralmente na Instituição, tendo como objetivo aproximar os estudantes do trabalho científico.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras