Relações Internacionais
Latin American Comunication Monitor propõe debate sobre fake news
Tema é abordado na terceira edição da pesquisa no Brasil
A terceira edição da pesquisa Latin American Comunication Monitor (LCM) está aberta aos profissionais de publicidade e propaganda, relações públicas, jornalismo e gestores da área de comunicação de toda América Latina. A temática proposta para o estudo de 2018-2019 aborda fake news no contexto da comunicação estratégica.
Além do tema sugerido, a LCM busca identificar as características de departamentos de comunicação que trabalham com excelência, suas semelhanças e diferenças dentro do território geográfico analisado. Os resultados obtidos serão de grande relevância para o setor, por oferecer comparações entre países e diferentes tipos de organizações.
Os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas experiências ao mesmo tempo em que contribuem para a representação do Brasil nas equiparações mundiais. Ao término da amostragem será encaminhado um resumo em vídeo dos resultados obtidos a todos os colaboradores do estudo, que estarão concorrendo automaticamente ao sorteio de uma inscrição para a II Cúpula Ibero-americana de Comunicação, evento que será realizado em 2019, na cidade de Madri, capital da Espanha.
As colaborações podem ser realizadas pelo website http://latincommunicationmonitor.com até o dia 30 de junho.
Sobre o LCM
O Latin American Communication Monitor é organizado pela European Public Relations Education and Research (Euprera), com parceria estratégica da Fundação Fundacom, plataforma criada para o reforço do papel da comunicação organizacional em espanhol e português, no estágio internacional.
O estudo promovido pelo LCM é dirigido pelos pesquisadores Ángeles Moreno, da Universidade Rey Juan Carlos, da Espanha, e Juan Carlos Molleda, da Universidade de Oregon (EUA), com a gerência executiva de Alejandro Álvarez Nobell, representante da Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina. Participam também do projeto vinte instituições de ensino superior da América Latina, Estados Unidos e Espanha, entre elas a Universidade Luterana do Brasil, responsável por conduzir a pesquisa, ao lado de associações nacionais do setor.
Nesta edição, os dados coletados na Europa, América Latina e Ásia-pacífico serão, pela primeira vez, comparados com as informações obtidas na América do Norte (Estados Unidos e Canadá).
Promoção da Internacionalização
A Universidade Luterana do Brasil está seguindo a corrente mundial, onde todas as instituições universitárias estrangeiras vêm trabalhando seu processo de internacionalização, atendendo assim as diretrizes definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Com este importante passo, a Universidade, tanto nas ações de extensão como de ensino e pesquisa, está totalmente voltada a desenvolver projetos e atividades dentro deste novo conceito junto a outras 50 instituições de nível superior com as quais tem convênio em 16 países.
Da união de esforços mundiais, surgiu o convite para que a Ulbra se tornasse o braço acadêmico brasileiro da Latin American Comunication Monitor, tendo o importante papel de engajar entidades de classe e profissionais de comunicação de todo o país para esse mapeamento. É também de sua responsabilidade trabalhar os resultados obtidos no Brasil através da análise de dados e produção de relatórios, transformando as informações geradas em ações para o desenvolvimento da área e empoderamento dos profissionais que nela atuam. "O levantamento obtido com essa amostra, realizada em parceria com uma rede de pesquisadores da América Latina e Europa, permite conhecer com mais detalhes as tendências do setor de gestão da comunicação pelo mundo. Portanto, é possível desenvolver ações de extensão e ensino, mediante a criação de programas de educação continuada, ao mesmo tempo em que estreita laços com outras universidades, promovendo uma relação mais próxima. Parcerias que, uma vez fortalecidas, podem resultar em produções acadêmicas conjuntas e atuais, mobilidade acadêmica de professores e estudantes focada em atividades específicas, entre tantas outras, gerando um grande ganho institucional para a Ulbra. Os benefícios serão revertidos para os cursos, contribuindo diretamente no dia a dia de algumas disciplinas dos cursos da área da comunicação e afins", explica a pesquisadora e docente, Andréia Athaydes, coordenadora do LCM Brasil e assessora de Relações Internacionais da Ulbra.
Acesse o site Ulbra Muda com Você e confira as mudanças que fazem parte da nova filosofia da Universidade.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
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