Engenharia
Projeto de extensão comunitária Nordics ensina jovens a criarem robôs
Oficina está sendo desenvolvida em escola municipal de Porto Alegre
Acadêmicos do projeto de extensão comunitária Nordics estão desenvolvendo na Escola Municipal de Educação Básica Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Porto Alegre, um curso de Introdução a Robôs. A capacitação ocorre em três encontros. O primeiro, no sábado, dia 7 de abril, abordou o módulo mecânica. Neste sábado, 14, os alunos aprenderam sobre elétrica.
Com a coordenação do professor do curso de Engenharia Mecânica da Universidade, Eduardo Pedro Eidt, e participação do docente da graduação em Engenharia Mecânica, Diego Soares, a oficina quer ensinar os estudantes a projetarem robôs. Atualmente, a equipe que integra o projeto é composta pelos estudantes da graduação em Engenharia Mecânica, Kelvin Rosa da Silva e Jackson Galho, pelo aluno de Engenharia Mecânica Automotiva, Felipe Schlueter, e pelo acadêmico de Engenharia Elétrica, Cristiano Fernandes. Foram esses quatro estudantes que ministraram as duas etapas do curso.
De acordo com Eidt, o trabalho que é produzido pelos acadêmicos no laboratório de desenvolvimento de robôs da Ulbra contempla três eixos importantes. "O primeiro é o desenvolvimento de robôs para competição e o segundo envolve a participação em feiras e eventos. Já o terceiro possui cunho educacional externo, pois o aprendizado que nossos estudantes adquirem aqui na Instituição é compartilhado com escolas", explicou.
O acadêmico Kelvin Rosa da Silva considera que a ação pedagógica que ele e seus colegas estão realizando vem trazendo benefícios a todos os participantes. "Além de podermos exercitar os conhecimentos que adquirimos no projeto, ainda conseguimos despertar nos estudantes de nível escolar o interesse por esse tipo de tecnologia", salientou.
De acordo com Silva, os estudantes escolares ficaram muito motivados com as atividades e o aprendizado que tiveram até o momento. Já para a supervisora da escola, Angélica Kafrouni, a socialização do conhecimento produzido no ambiente universitário com uma escola de educação pública é fundamental para o enriquecimento da formação dos alunos. "As ações que estabelecemos com empresas e instituições acadêmicas sempre geram aprendizado significativo aos nossos estudantes, enriquecem o currículo educacional deles e ainda servem para a descoberta de novas habilidades e competências", argumentou Angélica.
O último módulo do curso será dia 26 de maio e contemplará a montagem e a programação de robôs.
Saiba mais
O projeto Nordics promove o desenvolvimento de robôs de competição, que visa popularizar as atividades dos cursos da área das Engenharias da Ulbra, promovendo a capacitação dos alunos e a integralização das experiências discentes por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
O objetivo comunitário do projeto é viabilizar o contato com a robótica, permitindo que alunos do ensino médio e técnico tenham a oportunidade de adquirir conhecimentos em tecnologias de ponta necessárias à robótica.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras