Gente da Ulbra
Nestor Rancich: a docência está em seu DNA
Professor ministra aulas na Ulbra há 37 anos
A década de 1980 ainda estava iniciando quando o engenheiro mecânico Nestor Alberto Rancich, que atuava profissionalmente na área financeira de uma empresa, foi convidado para ministrar aulas na disciplina de matemática financeira do curso de Administração da Ulbra Canoas. Naquele momento, iniciava sua trajetória na Instituição. "Um colega de trabalho, que também era professor, considerava que eu possuía habilidades para ensinar e me convidou para substituir um docente por um período de seis meses", disse. Passados 37 anos, Rancich continua a dar aulas na Instituição.
Como a oportunidade de lecionar no ensino superior surgiu repentinamente, ele viu-se obrigado a ingressar em uma sala de aula sem ter a chance de elaborar um planejamento de ensino. "Já no primeiro dia falei sobre a evolução da disciplina de matemática financeira e qual sua importância no mercado de trabalho. Para minha surpresa, a turma ficou interessada, motivada e todos permaneceram até o final da aula", relembrou.
Rancich considera o primeiro dia de aula do semestre o mais importante, pois é nesse momento que o professor mostrará aos alunos a importância dos conteúdos da disciplina. "A motivação dos estudantes acontece quando eles compreendem a relevância dos conhecimentos na vida profissional deles", enfatizou o docente. Atualmente, Rancich é o coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia (CST) de Logística, Transporte Terrestre e Gestão da Segurança Privada, mas também ministra aulas na graduação de Administração e no CST em Gestão Comercial.
Após tantos anos na profissão Rancich viveu transformações no conteúdo, no plano de ensino e até nas plataformas utilizadas para a aprendizagem. Segundo ele, as metodologias do ensino a distância são bem diferentes daquelas utilizadas no ensino presencial. "Isso é um desafio muito grande para os docentes", observou.
Na opinião de Rancich, o professor universitário precisa estar junto ao mercado de trabalho para atualizar-se e, então, poder passar os novos conhecimentos aos acadêmicos. "O docente precisa ir além da esfera acadêmica. Tive alunos e egressos que disseram que a disciplina que eu ministrei a eles valeu por toda a graduação. Isso é muito gratificante e estimulante para continuar na docência."
Trajetória soma mais de três décadas
Nesses 37 anos de atividade, Rancich também lecionou por dois anos em outras duas faculdades. Entretanto, foi na Ulbra que ele construiu sua trajetória como professor universitário. "Nessa Instituição fiz muitas amizades com ex-alunos e ex-professores, além dos colegas e estudantes que convivo diariamente. Essa Universidade possui profissionais altamente qualificados, além de possibilitar a todos desenvolverem suas competências", destacou.
Com essa experiência na Universidade, Rancich ministrou aulas para diferentes gerações de uma mesma família. "De vez em quando um estudante me fala que seu pai ou sua mãe tiveram aulas comigo na Ulbra. Dou risada e digo a eles: acho que não vou conseguir ser professor de seu filho também", afirma. E o docente garante ter fôlego e vontade de continuar ministrando aulas. "A docência está em meu DNA. Enquanto tiver forças e puder contribuir, eu estarei desempenhando meu ofício em sala de aula", finalizou com um sorriso no rosto.
Confira o currículo do professor Nestor Rancich
- Graduado em Engenharia Mecânica (UFRGS);
- Pós-graduado em Pedagogia (Ulbra);
- Doutorado em Administração e Ciências Empresariais (Universidade de Leon, Espanha);
- Trabalhou nas empresas Varig (1969-1973), Grupo Gerdau (1974-1976) e Aeromot (1976-2005), todas em Porto Alegre, RS;
- Atualmente desempenha também a função de consultor de gestão financeira e visão estratégica de negócios para pequenas e médias empresas.>
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras