Perfil
Docente do curso de Ciências Contábeis completa 42 anos de Instituição
Osmar Guilherme Stuker ingressou na Universidade em 1976
A reação dos acadêmicos é sempre de espanto, mas a conta está certa: há 42 anos o professor Osmar Guilherme Stuker se dedica à formação de novos profissionais na Universidade Luterana do Brasil. "As turmas me olham surpresas, afinal já estou ministrando aulas até para os filhos dos meus ex-alunos", brinca o docente.
Stuker iniciou seu vínculo com a Ulbra em março de 1976, mas sua trajetória na antiga mantenedora começou três anos antes quando aceitou o convite para lecionar no curso Técnico em Contabilidade, ofertado na época pelo Colégio Cristo Redentor. "Nunca planejei nada. Estava preparado e as oportunidades aconteceram. Assim foi quando me tornei educador de nível técnico e, mais tarde, quando recebi o convite para ingressar como professor universitário no campus Canoas, local onde estive presente no lançamento da pedra fundamental e sigo até hoje", relembra Osmar.
Em suas mais de quatro de décadas na casa, o docente, que também lecionou nos campi de Guaíba e Gravataí, coleciona passagens pela coordenação da graduação presencial em Ciências Contábeis, onde permaneceu por quase 14 anos, e uma breve estada à frente do mesmo curso, na modalidade EAD.
Às vésperas de seu 76º aniversário, Osmar, que por longos anos conciliou o trabalho na Universidade com a atuação no mercado profissional, dedica seu tempo, numa rotina mais desacelerada, à presidência do Conselho Superior da Fundação Ulbra (Fulbra), onde participa da direção desde 2009, além de ser avaliador do Ministério da Educação (MEC), atividade que tem lhe permitido conhecer diferentes regiões do Brasil.
Mudanças através dos tempos
O docente, que participou da formação da primeira turma de bacharéis em Ciências Contábeis da Universidade, tornou-se, com o passar destes 42 anos em sala de aula, um observador das mudanças comportamentais dos universitários a cada geração. "Meus primeiros alunos eram pessoas mais maduras, de mercado. Profissionais que buscavam atualização profissional na área em que já trabalhavam. O tempo passou e as turmas tornaram-se cada vez mais jovens. Este novo perfil de estudante fez com que se desenvolvessem formas diferentes de apresentar os conteúdos, mas, por mais que as coisas mudem, sempre voltamos para o tradicional, pensando em mercado. O grande segredo desta graduação é mostrar para o acadêmico como as empresas funcionam na prática", destaca Stuker, que considera a Ulbra sua segunda casa.
Assim, a trajetória profissional de Osmar se resume em caminhos que o contador nunca imaginou trilhar, mas que fazem dele uma pessoa realizada: "Ser professor é muito gratificante. A convivência diária com o estudante é uma experiência que não se pode esquecer. Outro dia, durante uma avaliação, sugeri aos alunos que, se houver a oportunidade, sejam educadores".
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras