Além da sala de aula
Estudantes de Medicina se engajam em atividades de extensão
Iniciativas colocam acadêmicos próximos da realidade profissional
Aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula é o desejo de todos os acadêmicos durante a formação. Para colaborar com este anseio, a Ulbra possui diversos projetos de extensão que estimulam inserir o estudante na realidade profissional antes mesmo de finalizar o curso.
Kátia Bonfadini Pires, professora do curso de Medicina da Ulbra e responsável pelos programas de extensão da graduação, diz que com a participação extracurricular, os alunos amadurecem. "Conseguem compreender que a realidade dos livros é lapidada de uma maneira diferente na comunidade. Consequentemente, vemos um estudante mais humanizado", explica.
Na Universidade, são diversas as opções de projetos de extensão que os estudantes de Medicina podem participar, entre eles o Hospital Ursinho, o Samuzinho e o Só riso. Para obter mais informações sobre as iniciativas, a coordenação de Medicina está localizada na sala 132 do prédio 1. O e-mail para contato é medicina.canoas@ulbra.br.
Comitê da Ulbra incentiva atividades práticas
Além dos projetos de ensino, pesquisa e extensão da própria Universidade, ainda é possível participar de convênios internacionais. A IFMSA Brazil Ulbra é uma Federação Internacional das associações de estudantes de Medicina, com comitês no mundo inteiro. São 127 países com comitês nacionais, regionais e locais. Dentro do Brasil, por exemplo, são 109 locais e, dentre eles, o comitê da Ulbra, formado atualmente por 28 estudantes.
Larissa Claudino é acadêmica do 3º semestre de Medicina e responsável do grupo pelos assuntos externos à Universidade. Ela explica que a IFMSA Brazil Ulbra trabalha nas áreas de pesquisa científica, engajamento dos estudantes com o estudo e atividades extensionistas de cunho social.
Para ser um integrante, é necessário esperar o período de inscrições do processo seletivo e inscrever um projeto de ação. Larissa, que entrou no grupo no final de 2017, propôs uma intervenção social sobre o tema tabagismo, que será aplicado em maio deste ano. "Terá a duração de uma semana, com atividades de conscientização no Hospital Universitário de Canoas, em um posto de saúde da Vila União e em parques de Porto Alegre. Vamos falar sobre os riscos e os danos do tabaco na população", esclarece.
A mais recente ação da IFMSA Brazil Ulbra foi feita em parceria com a Liga de Hematologia da Ulbra e promoveu discussões sobre a importância da doação de sangue. No próximo domingo, 8 de abril, o grupo participa da campanha 1Salva8, que visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A ação acontece das 13h às 17h, no Parque Getúlio Vargas, em Canoas.
As redes sociais do comitê da Federação na Ulbra estão sempre ativas e o contato com o grupo também pode ser feito através do e-mail ifmsabrazilulbra@gmail.com.
Caroline Musskopf e Fernanda Alves
Estudantes de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras