Formação na prática
Novo currículo do curso de Jornalismo oferece estágio em diversas áreas
Acadêmicos podem vivenciar a profissão em assessoria, televisão e rádio
A nova grade curricular do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas oferece uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem o dia a dia da profissão durante a formação. A prática é possível através dos estágios curriculares, realizados em alguns setores e veículos de comunicação presentes na Instituição.
A mudança na estrutura do currículo começou a ganhar forma em 2009, quando o Ministério da Educação criou uma comissão para debater um modelo de curso considerando as transformações que o mercado vinha sofrendo ao longo dos anos. Com os debates, a graduação deixou de fazer parte das habilitações da Comunicação Social e se tornou um bacharelado.
De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo da Ulbra, Deivison Campos, para que isso fosse implementado, foi necessário estabelecer novas diretrizes curriculares. Após a aprovação dessas orientações, ficou estabelecida a obrigatoriedade do estágio curricular. Hoje, 200 horas do curso precisam ser destinadas aos estágios. "Como eram muitas horas, definiu-se por dividir em três momentos. O primeiro, na metade do curso, quando o aluno já possui algum tipo de conhecimento, e, na segunda metade, com mais dois estágios", completa Campos.
A carga horária é dividida em três experiências. A primeiro na Assessoria de Comunicação da Ulbra (ACS), e, no Núcleo de Produção Audiovisual (NPA), a segunda, na produção da Ulbra TV, e a terceira na Rádio Mix. "Decidimos oferecer aos alunos a possibilidade de passarem pela vivência de uma assessoria, de uma rádio e de uma TV para qualificar a formação", comenta o coordenador.
Para Rafael Pereira, 19 anos, aluno do 5º semestre de Jornalismo, as semanas de estágio na Ulbra TV foram proveitosas, pois conseguiu vivenciar a rotina de trabalho em uma emissora. "Conseguimos adquirir novos conhecimentos e colocar em prática muitas coisas que aprendemos dentro da sala de aula e não executamos tanto", relata.
Já Maressah Sampaio, coordenadora de Produção da Ulbra TV e egressa da Instituição, conta que há diversas atividades que podem ser realizadas pelos alunos no período de estágio e que essa experiência é fundamental para o futuro. "Acho que o importante desses estágios é que o aluno consegue trabalhar um pouco em cada área do Jornalismo e, com isso, ter uma noção geral da profissão", finaliza.
Para mais informações sobre o curso de Jornalismo da Ulbra Canoas, clique aqui.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Luiz Felipe Machado, Fernanda Alves e Caroline Musskopf
Estudantes de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras