Pesquisa de campo
Estudantes de Fotografia Documental expõem na Virada Sustentável
Mostra sobre a Vila dos Ferroviários será aberta no sábado, 7 de abril
A programação da Virada Sustentável, em Porto Alegre recebe, a partir do próximo sábado, 7 de abril, a exposição Vila dos Ferroviários - Memórias e Resistências, com imagens capturadas pelos acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Ulbra Canoas e do fotógrafo convidado, Jorge Aguiar.
A exposição é resultado da pesquisa desenvolvida pela disciplina de Fotografia Documental, ministrada pela professora Alice Bemvenuti, na Vila dos Ferroviários, com acolhimento do Grêmio Esportivo Ferrinho, fundado em 1963. O local tornou-se uma referência na resistência à memória ferroviária após a extinção da Rede Ferroviária Federal, promovendo inúmeras atividades culturais e debates em torno das questões de mobilidade e dos trabalhadores.
De acordo com a professora Alice, os alunos promoveram pesquisas por meio de fotos e saídas de campo à Vila dos Ferroviários, com o objetivo de compreender o patrimônio cultural e experimentar a fotoetnografia na documentação da memória ferroviária. "A exposição destaca marcas da história e do presente identificados. Passado e presente costuram a complexa trama que envolve ferrovia, memórias individuais, espaços públicos, mobilidade, cidade, patrimônio, arte, afetos, vida de trabalhador e sonhos", destacou a docente.
Conforme a estudante de Fotografia e participantes do projeto, Carolina Pontin, ela e os colegas foram estimulados a vivenciar a experiência de ir à campo como pesquisadores. "Ao mesmo tempo em que realizamos as saídas, estamos lendo textos que falam sobre o enriquecimento da fotografia como um documento", relata.
No próximo sábado, 7 de abril, a abertura da exposição, às 18h, no Grêmio Esportivo Ferrinho (Rua Dona Teodora, 1250, Vila dos Ferroviários, Navegantes. Porto Alegre) será precedida pela mesa de debates Mobilidade, Memória e Cidade, às 14h. Como convidados, o presidente do Grêmio Esportivo, Hélio Bueno da Silveira, o fotógrafo Jorge Aguiar, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no RS (Sindifergs) e da Trensurb, com mediação da professora Alice Bemvenuti, que também é museóloga e pesquisadora da memória ferroviária.
Luiz Felipe Machado
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras