Responsabilidade social
Professores da graduação firmam parceria com a Rede de Escolas
Projeto tem foco no saneamento básico e efeitos da urbanização
Docentes da Universidade Luterana do Brasil firmaram parceria com a Rede de Escolas da Ulbra para o desenvolvimento de projeto de pesquisa dentro de suas unidades escolares na cidade de Canoas, em reunião realizada em março. A proposta tem como objetivo trabalhar práticas educativas contextualizadas, tendo como enfoque principal o saneamento básico e os efeitos da urbanização na qualidade de vida das pessoas, como a diminuição de espaços verdes, alterações climáticas e poluição, entre outros.
A ideia nasceu da experiência positiva do programa de extensão comunitária Engepraxis, realizado no ano de 2017. "Foi através desta iniciativa que se percebeu a necessidade de desenvolver pesquisas que venham possibilitar, tanto ao nosso aluno da graduação quanto aos educadores e estudantes da educação básica, uma maior aproximação às questões do ambiente e ao contexto da cidade onde vivemos", explica a professora Cristine Silva, mestre em Engenharia Civil e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Matemática.
Associada às graduações em Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil, a iniciativa também conta com a participação dos docentes e doutores Rossano Dal Farra e Tania Prochnow do PPGECIM, que, ao lado de Cristine, utilizam suas vivências na área do ensino em prol deste projeto. Além dos três nomes já mencionados, Ricardo Dal Farra, professor da Engenharia Civil, contribui com a proposta através de sua vasta experiência técnica em saneamento. "Há uma pesquisadora acadêmica do curso de Biomedicina, Gerusa Santos, orientada por mim, trabalhando dentro do âmbito da saúde ambiental, a questão da proliferação dos vetores urbanos e sua relação com problemas de saúde", acrescenta a doutoranda.
Prática das atividades
As ações ocorrerão durante todo o ano de 2018 nas quatro escolas da Rede localizadas em Canoas: Colégio Ulbra Cristo Redentor, Colégio Ulbra São João, Colégio Ulbra São Marcos e Escola Fundamental Ulbra Paz.
A programação proposta inclui palestras, oficinas, orientações a grupos de pesquisa envolvendo alunos e professores dos colégios participantes no desenvolvimento de pesquisas de temas relacionados aos efeitos da urbanização e ao saneamento ambiental, que serão realizadas por acadêmicos da graduação e pós-graduação da Universidade.
Cristine Silva finaliza afirmando que "parcerias que promovam o compartilhamento de conhecimentos científicos e saberes em diferentes níveis de ensino, como se propõe no projeto, apenas reforçam a importância de se trabalhar a educação de forma contextualizada e significativa, de forma que o nosso aluno e nossos professores possam crescer não apenas como instituição, mas como seres protagonistas e atuantes na sociedade, como cidadãos responsáveis e ambientalmente conscientes da sua importância na construção de um mundo melhor".
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras