Assuntos comunitários
Trilha das profissões: Ulbra promove teste vocacional em escola de Canoas
Mais de 30 estudantes participaram da atividade nesta quinta-feira
Na ocasião, 30 alunos, todos com idades entre 12 e 16 anos, participaram de um jogo pedagógico. Chamado de Trilha das Profissões, o método de orientação profissional auxilia o estudante a optar pela carreira e o curso de graduação que melhor correspondem com suas habilidades e aptidões, garante a professora do curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, Lauraci Dondé da Silva.
"Não é fácil escolher uma carreira. Quando chegamos ao final do ensino médio, o mundo e a sociedade começam a nos cobrar uma escolha e o jovem, às vezes, está despreparado para isso. Logo, quanto mais cedo estimulamos a reflexão sobre o assunto, mais fácil será esse processo de autoconhecimento e mais natural será a decisão daquele indivíduo", analisa a docente que supervisiona o Laboratório de Orientação Profissional da Ulbra (LOP).
A Trilha é composta por 48 etiquetas coloridas contendo diferentes características da personalidade de uma pessoa, como autonomia, independência, segurança, estabilidade e competitividade. Ao longo do caminho, o aluno seleciona aquelas com as quais mais se identifica. "No final, a cor preponderante dos cartões escolhidos pelo participante indica qual área do conhecimento tem mais a ver com ele", explica Lauraci, que atesta a precisão do método, adaptado por ela a partir dos estudos do psicólogo suíço, Edgar Schein. "Quando realizado da forma correta, o teste possui uma precisão de mais de 80%. Não tem como errar", brinca a educadora.
Jovens atestam a eficácia do teste vocacional
Marcos Oliveira, de 13 anos, e sua colega, Ritieli Rodrigues, são a prova de que o jogo funciona. Ambos tinham uma vaga noção do futuro profissional que desejavam seguir, o resulto não surpreendeu nenhum dos dois, o que neste caso, é algo extremamente positivo. "Eu já tinha jornalismo em mente e, respondendo às questões, muitas coisas se encaixaram comigo", comentou a pré-adolescente, compartilhando a mesma percepção de Oliveira. "Eu tinha interesse em seguir algo que envolvesse matemática, respondendo às perguntas, veio Administração. Gostei da ideia. Tenho influência familiar no ramo e pretendo seguir este caminho", disse o jovem após o término do procedimento.
Marcus Perez*
Jornalista Mtb 17.602
* Colaborou Luiz Felipe Machado, estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras