Curso de Direito
Paulo Régis celebra 35 anos de docência na Ulbra
Professor leciona no curso de Direito desde sua fundação, em 1989
Agente de produção do conhecimento, o ambiente acadêmico foi um dos responsáveis pelo progresso da ciência, que impactou quase todas as esferas da sociedade nos últimos 35 anos. E foi nesse contexto que o professor do curso de Direito da Ulbra Canoas e Guaíba, Paulo Régis Rosa da Silva, percorreu três décadas e meia de atividades docentes na Instituição.
Graduado em Direito e pós-graduado em Ciência da Educação, Paulo Régis ingressou na Ulbra Canoas no ano de 1983 como professor do curso de Arquitetura em uma disciplina que contemplava Noções de Direito e Código de Ética de Arquitetura e Engenharia. Na sequência, ele também passou a ministrar aulas no curso de Administração.
Com a criação da graduação em Direito no campus Canoas, em 1989, Paulo Régis foi convidado a lecionar nas disciplinas vinculadas à área do direito público. "Direito Administrativo I e II e Direito Ambiental foram disciplinas que lecionei desde o princípio nessa graduação", enfatizou.
O direito relacionado ao meio ambiente sempre esteve presente na trajetória profissional do advogado, que durante 37 anos trabalhou nesta área, em um órgão estatal. "Hoje estou aposentado, mas por muito tempo fui advogado da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam-RS), tendo exercido também a função de diretor do departamento jurídico e diretor administrativo. Ajudei na elaboração e criação do antigo departamento do meio ambiente do Estado, órgão que antecedeu a Fepam", disse.
Caminho de muitas histórias
Entretanto, o caminho percorrido pelo docente na Universidade é composto de várias histórias, muitos amigos e ensinamentos valiosos. "O professor não pode achar que seu ofício resume-se apenas a distribuir e cobrar conteúdos dos alunos. O docente deve ter a capacidade de instigar o estudante e fazer com que ele compreenda a importância dos ensinamentos", argumentou.
Ao recordar quais foram os momentos mais marcantes de seus 35 anos na Universidade, Paulo Régis não elege algum em especial, preferindo enaltecer a convivência que teve com as pessoas. "Durante todo esse tempo convivi com seres humanos maravilhosos, como gestores, professores, colaboradores e, sobretudo, os alunos". Para o docente, a Instituição fez e continua fazendo parte de sua vida. "Tenho dois filhos que se graduaram aqui, um deles em Medicina e o outro em Administração", salientou.
Orgulho para a Universidade
Para a atual coordenadora do Direito, Alessandra Mizuta de Brito, devido à longa vivência na graduação, Paulo Régis transmite significativo conhecimento para seus colegas de docência. "Sua trajetória na Universidade é muito rica, pois ele vivenciou diferentes etapas do nosso curso, inclusive ele já coordenou essa graduação", explicou. Alessandra ainda relembra que o professor sempre foi muito receptivo à introdução de novas propostas e atividades inovadoras. "Paulo Régis foi o proponente dos projetos de extensão Do Direito à Literatura e Direito e Cinema", complementou a coordenadora.
Sobre seu futuro na Instituição, Paulo Régis não faz planos, mas prefere manter a fé em Deus para poder continuar atuando na docência. "Almejo que o Criador me conceda saúde e luz para que eu possa seguir com a maravilhosa missão que é ser professor."
Confira abaixo o currículo e a trajetória do advogado e professor universitário
- Exerceu a presidência da Comissão de Ecologia da OAB/RS em várias gestões, recebendo homenagens por serviços prestados na Seccional da OAB/RS;
- Prestou assessoramento à Divisão de Ecologia Humana da Secretária Nacional de Ações Básicas da Saúde, no Ministério da Saúde, em Brasília;
- Possui mestrado em Droit de lUrbanisme et de lEnvironnement - Université de Limoges - Faculte de Droit et des Sciences Economiques;
- Desenvolveu e participa do quadro Direito em Pauta, no programa Conexão RS, da Ulbra TV;
- Concluiu o curso a Escola da Ajuris em 1979;
- Obteve o D.E.S.S. em Droit de lUrbanisme et de lEnvironnement pela Faculdade de Direito e Estudos Econômicos da Universidade de Limoges, França, através do convênio celebrado com Ulbra, em 1995;
- Atuou, também, em cursos de pós-graduação na Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul e na Escola de Saúde Pública do RS;
- Na EAD da Ulbra, elaborou materiais instrucionais e ministrou as disciplinas de Direito Ambiental e de Direito Administrativo nos cursos de Gerenciamento Ambiental e de Ciências Políticas.
André Bresolin
Jornalista MTb - 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
12
NOVUlbra Xperience 2024 Enchente de maio é tema de pesquisas do Salão de Extensão -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
09
NOVEsporte Ulbra Canoas sedia 6ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos