Educação Física
Exercícios: o frio não é desculpa para parar
Docente afirma que baixas temperaturas favorecem exercícios
Para os adeptos, manter a rotina de exercícios físicos no inverno, que já vem dando sinais de seu rigor neste ano, é um desafio. Para aqueles que ainda não encontraram sua atividade, é preciso empenho para encontrar o estímulo de começar em pleno frio. O esforço vale a pena, porque segundo a professora de Educação Física da ULBRA Canoas, Andrea Silveira da Fontoura, as vantagens de exercitar-se no inverno são muitas.
No calor, o esforço físico fica acentuado, devido ao aumento da temperatura corporal que ocorre, e entra em choque com a temperatura do ambiente. “Por isso, é mais fácil cansar no verão. No inverno, a percepção do cansaço é melhor”, avalia a docente, que ministra as disciplinas de Atividade Física e Saúde e Metodologia de Ensino na graduação. Além disso, o inverno é a melhor época para perder peso. “O corpo precisa trabalhar mais para fazer calor”, afirma Andrea. Por outro lado, também é comum que as pessoas comam mais, então é necessário ter cuidado com a alimentação.
É importante se agasalhar bem e evitar horários de frio mais intenso, como manhã cedo ou noite. E não esquecer de manter a hidratação. “Ás vezes não percebemos, mas perdemos bastante em hidratação, mesmo no inverno”, alerta Adriana.
Para quem já é praticante de algum esporte, academia ou outro tipo de exercício, interromper ou diminuir os treinos em razão do frio não é um bom negócio. “Sempre haverá uma perda nesse caso, independente da temperatura”, relata a professora. Se estiver bem treinada, a perda durante a pausa não será tão grande, e recuperar a forma física anterior deverá ser mais fácil.
Por fim, Adriana acrescenta que, se o objetivo for entrar em forma para o verão, a época de procurar um exercício ou intensificar o que já faz é agora. Com acompanhamento de profissionais e dedicação, os meses até dezembro são suficientes. E independente do objetivo ou época, a professora garante: “É sempre melhor se mexer do que não fazer nada”.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas