Gincana solidária
Trote Solidário: calouros de Medicina da Ulbra doam sangue
Mais de 30 alunos se mobilizaram para a ação no Hospital Universitário
Mais de 30 calouros do curso de Medicina da Ulbra Canoas doaram sangue para o hemocentro do Hospital Universitário (HU) do município, na manhã da última sexta-feira, 9 de março, durante mais uma atividade do Trote Solidário de 2018/1, gincana promovida pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS/Simers).
A iniciativa busca estimular o altruísmo entre os estudantes, substituindo as tradicionais brincadeiras que os veteranos fazem com aqueles que estão ingressando na faculdade. "Antigamente o trote era violento e mexia com a dignidade do bixo, marcando sua imagem. Com o objetivo de mudar isso, criamos uma campanha solidária que incentiva a cidadania entre os futuros médicos", explica William Matheus Stertz, vice-presidente da ala estudantil da entidade.
Sentado na sala de espera do ambulatório do HU, o calouro Vítor Bordin Schmidt não apresentava nervosismo, mesmo sabendo que dentro de alguns instantes estaria conectado por uma agulha a uma máquina coletora. "A nossa sociedade anda carecendo de exemplos e eu, enquanto aluno da área da saúde, preciso dar o exemplo. Doar sangue é algo muito importante e que pode significar a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa", refletiu o jovem de 20 anos de idade.
Cursando o 2º semestre da graduação, Larissa do Canto Muller acredita que a gincana desenvolvida pelo sindicato é uma maneira não só de ajudar o próximo, mas também de promover o primeiro contato do universitário com o ambiente hospitalar. "No começo do curso, o calouro não lida diretamente com o paciente e essa atividade o aproxima da comunidade, do compromisso com o bem-estar humano, que é algo que todo médico precisa ter", assegurou a adolescente que preside a comissão da Ulbra na campanha.
Doações serão arrecadadas até abril
O trote Solidário do Simers segue até meados de abril, quando a equipe que arrecadar mais donativos, que incluem também alimentos não perecíveis, será declarada vencedora do desafio, recebendo um troféu simbólico. "Uma bolsa de sangue é capaz de salvar quatro vidas, então quanto mais gente doar, mais eficaz será a nossa contribuição para quem precisa", afirma Stertz, que convoca a todos a reproduzirem o gesto humanitário responsável por auxiliar mais de 6 mil pacientes em sua última edição.
Além da Universidade Luterana do Brasil, outras 10 Instituições de Ensino Superior participam da gincana. Em 2017, mais de 35 toneladas de mantimentos e 1.500 bolsas de sangue foram obtidas com a campanha. Segundo os organizadores, a expectativa para 2018 é de superar esses números. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.
Marcus Perez
Jornalista Mtb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras