RIO + 20
Ciência Política marca presença na RIO + 20
ULBRA: alunos e professores participaram da conferência
Integrantes do corpo docente e discente do curso de Ciência Política da ULBRA Canoas estiveram presentes na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO + 20, no mês de junho. Todos estavam imbuídos em participar das discussões sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
A conferência, realizada na cidade do Rio de Janeiro, apresentou debates que trataram de questões ambientais e sociais, como a falta de moradia, por exemplo. O aluno de Ciência Política, Walmir Ferreira Martins, ligado à religião de matriz africana, conhecido como Baba Diba de Iyemanjá, esteve presente em uma mesa de debates com o prêmio Nobel de Literatura de 1986, o escritor e dramaturgo nigeriano Wole Soyinka. Baba Diba participou da Cúpula dos Povos, espaço destinado pela ONU para a participação e manifestação da sociedade civil organizada. “Estive presente em espaços que permitem aos movimentos sociais e as comunidades tradicionais apresentarem seus descontentamentos. De nossa parte, existe certo desânimo na construção de documentos reivindicatórios, pois muitos pactos e leis já foram construídos e a dificuldade de cumpri-los é, às vezes, maior que o esforço para aprová-los. Entretanto, estamos nos aperfeiçoando a cada dia no controle social”, concluiu Baba Diba.
A estudante Estella Maris da Silveira Dutra também esteve na Cúpula dos Povos. “Minha interação ao evento voltou-se aos movimentos sociais. Participei de um seminário promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), que debatia sobre desenvolvimento sustentável e sustentabilidade no trabalho. Como universitária, ter participado desse evento planetário me fez mais crítica sobre os domínios do capitalismo, e perceber que somente a solidariedade, fraternidade, união e responsabilidade de cada um, construirão um mundo melhor”, concluiu Estella. Outro aluno que esteve presente foi o deputado federal por Cabo Verde, Rui Medina Delgado. Quem também participou da conferência foi à professora do curso de Ciência Política, Arlete Arruda. “O evento permitiu que eu pudesse materializar as pesquisas e estudos que realizei com a possibilidade de articulação política, com vistas a ações para um mundo mais sustentável”, concluiu.
O coordenador do Curso de Ciência Política da ULBRA, Honor de Almeida Neto, ressalta a importância e o privilégio de ter alunos e professores participando da conferência. “No caso específico dos estudantes, o papel acadêmico é instrumentalizá-los para atuarem no mercado. Buscamos capacitar nosso aluno para participar das instâncias e espaços possíveis de articulação e ação, com vistas à melhoria da qualidade das relações humanas. A inserção de nossos discentes e docentes em um evento de caráter global, além de ser bastante significativa, ratifica a qualidade do curso”, concluiu Honor.
Considerado o maior evento já realizado pela ONU, a Rio+20 contou com a presença de chefes de Estado de 190 nações. Foram propostas mudanças, sobretudo, no modo como estão sendo usados os recursos naturais do planeta.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024