Boas-vindas
Relações Internacionais recepciona intercambistas estrangeiros
Estudantes vieram do México e da Espanha
A Assessoria de Relações Internacionais da Ulbra recepcionou na tarde desta quarta-feira, 28 de fevereiro, os seis estudantes intercambistas estrangeiros do primeiro semestre deste ano. Além das boas-vindas, a ação teve como objetivo assessorar o aluno estrangeiro em sua integração com o departamento e a Instituição.
Compareceram à atividade cinco estudantes mexicanos e uma aluna espanhola, que foram recepcionados pela assessora do Departamento de Relações Internacionais da Ulbra, Andreia Athaydes. Os estrangeiros ingressaram na Instituição através do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional. Eles estudarão durante o semestre 2018/1 no campus Canoas.
Na abertura do encontro, a assessora de Relações Internacionais enalteceu a vontade, o desejo e os esforços dos intercambistas de estudarem no Brasil, destacando que a iniciativa será muito enriquecedora para eles. "Tenho convicção de que a experiência será bem positiva e que vocês retornarão aos seus países mais amadurecidos e com uma visão mais ampla", disse Andreia.
Os cinco intercambistas do México estudam Engenharia Biotecnológica no Instituto Tecnológico de Sonora, na cidade de Obregón. São eles Claudia Torres, Edwyn Fabian Valdez Alvarez, Dalila Verde Inzunza, Valeria Zamorano e Jose Alberto Bojorquez Galaviz. Como na Ulbra não existe uma graduação similar à Engenharia Biotecnológica, os mexicanos cursarão disciplinas dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Agronomia.
Já Lucia Barriuso Sáiz estuda Medicina Veterinária na Universidad de Léon, na cidade espanhola de Burgos e, na Ulbra, cursará a mesma graduação. "Vim ao Brasil obter novos conhecimentos na minha área, já que o Hospital Veterinário da Ulbra é maior e mais complexo que da instituição de ensino que eu estudo na Espanha", disse a espanhola Lúcia.
Sua colega mexicana, Claudia Torres, almeja aprender novos conteúdos acadêmicos e um novo idioma. "Quero adquirir novos conhecimentos em minha graduação, principalmente na área de biomedicina, além de estimular o aprendizado da língua portuguesa", afirmou Claudia.
Nos próximos meses, os estrangeiros terão tempo suficiente para conhecer mais a realidade acadêmica, a cultura da região e como funciona a sociedade brasileira.
André Bresolin
Jornalista MTB - 18.183
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras