Graduação
Ulbra recebe calouros do curso de Odontologia
Cerimônia estabeleceu "pacto de confiança" com alunos e familiares
Mais de 104 calouros da Ulbra foram recepcionados pela coordenação do bacharelado em Odontologia na manhã desta quarta-feira, 28 de fevereiro, durante cerimônia realizada no auditório 59 do campus. O evento contou com a presença do diretor da Unidade, Erivaldo Diniz de Brito, e membros da Reitoria da Universidade.
Acompanhados dos pais e familiares, os estudantes foram apresentados ao corpo docente da graduação, conheceram a infraestrutura do curso e desfrutaram de um café da manhã, gesto de cortesia da coordenação que, neste ano, celebra o fruto das conquistas obtidas em 2017, como o conceito quatro na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e o reconhecimento do Programa de Pós-Graduação do curso, um dos mais bem avaliados do país. "Temos mais de 500 alunos neste semestre, uma marca que nunca antes atingimos. Somos a 16ª melhor faculdade de Odontologia do país e nosso mestrado e doutorado acadêmico obtiveram cinco de seis estrelas na análise da Capes", enfatizou, orgulhoso, o coordenador da graduação, professor Adair Busato.
Diante dos jovens calouros, o educador salientou a importância da disciplina e da hierarquia para uma formação universitária de qualidade. "Hoje vocês entram aqui como meninos e meninas e daqui a cinco anos, sairão reconhecidos como profissionais, aptos a atuar no mercado de trabalho", pontuou Busato, antes de passar a palavra para o diretor da Unidade.
Erivaldo Diniz de Brito fez uma breve reflexão sobre a importância da educação não como despesa familiar, mas como bem imaterial impossível de ser quantificado. "Em determinados momentos encontramos dificuldades, a financeira pode ser a que mais pesa. Mas não devemos encarar a formação acadêmica como um custo, trata-se de um investimento. Se queremos uma nação forte ou um país pujante, precisamos enxergar o ensino dessa forma", destacou o gestor, que foi sucedido pelo reitor Marcos Fernando Ziemer.
Reitor destacou importância da reestruturação curricular
Após prestigiar os estudantes e demais presentes no auditório, o reitor da Universidade Luterana do Brasil, professor Marcos Fernando Ziemer, situou a todos para o momento singular pelo qual passa a Instituição. "Temos uma nova missão e visão para os próximos anos. Queremos tornar a Ulbra uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora. E, nesse sentido, vamos iniciar em 2018 um processo de reformulação pedagógica que deve se encerrar em 2022. Vocês serão os primeiros a conhecer o novo currículo do curso de Odontologia e é muito importante que participem dessa construção", comentou o gestor universitário. "Acreditamos que a única maneira de consertar este país é através do fortalecimento da família", complementou Ziemer.
Impressionada com o que viu e ouviu, a professora aposentada, Orvelina Machado Lopes ficou surpresa com o teor da cerimônia. "Nos meus mais de 30 anos como educadora, jamais vi um curso de graduação convidar os pais e familiares dos calouros para uma atividade como essa. É um orgulho ter a minha neta matriculada em uma Instituição de bases sólidas como a Ulbra", disse emocionada a avó de Hauana Lopes, de apenas 18 anos. "Ser dentista é um sonho que tenho desde pequena e poder compartilha-lo com a minha família não tem preço", destacou a jovem, que ao vestir pela primeira vez o jaleco branco, arrancou lágrimas de alegria da avó.
Marcus Perez
Jornalista Mtb 17.602
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras