Recepção
Campus Canoas recebe 10 mil universitários na volta às aulas
Primeiro semestre letivo de 2018 iniciou dia 19 de fevereiro
Para mais de 30 mil alunos das Unidades da Ulbra na região sul do país, o primeiro semestre letivo de 2018 teve início nesta segunda-feira, 19 de fevereiro. Só no campus Canoas, cerca de 10 mil universitários matriculados em mais de 60 cursos presenciais e 20 da modalidade a distância iniciaram ou retomaram suas atividades acadêmicas após um recesso de cerca de dois meses. Em muitos casos, a data remete ao começo de uma jornada rumo ao futuro profissional. Para Stéfanie Burnier Facchin, estudante do 10º semestre do bacharelado em Enfermagem, é o último passo em direção ao sonhado título de nível superior.
Ao final desta notícia, assista a entrevista do reitor Marcos Fernando Ziemer ao programa Conexão RS, da Ulbra TV, de 19 de fevereiro sobre novidades da Ulbra para 2018.
A jovem de 23 anos, natural de Barão (RS), no interior do Rio Grande do Sul, ingressou na Instituição em 2014, através do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Graças ao apoio dos pais, ela pôde largar o emprego fixo que tinha e se dedicar apenas aos estudos. "Minha família me deu o suporte material e psicológico necessário para que eu pudesse estudar em tempo integral. Graças a isso, vou me formar no final deste semestre. Serei a primeira pessoa da minha casa a ter um diploma universitário", comenta emocionada a formanda que chegou a passar dias inteiros dentro do campus. "A Ulbra foi a minha segunda casa, sempre atendeu às minhas necessidades, perdi as contas do número de vezes que cheguei aqui de manhã e só fui embora à noite", revela a futura bacharel que, após a colação de grau, pretende trabalhar com Saúde Pública ou na área da assistência em saúde materna e infantil.
Momento especial para os calouros
Conforme a coordenadora acadêmica do campus, professora Lucimar Brum da Silva, o período de volta às aulas é muito importante para veteranos e professores, mas é ainda mais especial para os calouros. "É um momento em que eles estão começando uma nova etapa da vida. Uma fase de descobertas, de ampliação de contatos profissionais e também de autoconhecimento, onde o indivíduo descobre o que almeja e o que não deseja para a sua carreira", destaca a docente que faz um alerta: "Muitas pessoas ingressam no meio acadêmico e esperam encontrar todas as repostas para um futuro de sucesso. Não é bem assim, a Universidade dá a direção, mas quem precisa correr atrás do conhecimento é o aluno", pontua a gestora.
Na noite desta segunda-feira, na disciplina de Química Inorgânica e Físico-Química, do curso de Farmácia, quase todos os estudantes eram calouros. A aula foi ministrada pela professora Cristiane Bernardes de Oliveira, que deu as boas-vindas às calouras.
Aos 18 anos de idade, Caroline Bastiani ingressou em Farmácia porque sempre teve afinidade pelas áreas de Química, Física e Biologia. A escolha pela Ulbra aconteceu por influência do pai e uma prima que graduaram-se em Direito na Instituição. Suas expectativas vão além dos conhecimentos técnicos. "Quero obter grande aprendizado, mas nesse primeiro momento estou um pouco nervosa, já que tudo é novidade. Quero fazer amizades e me adaptar rápido ao ambiente universitário", disse a caloura, que reside em Sapucaia do Sul (RS).
Caroline sentou ao lado de outra colega estreante, Ângela Verdi, de apenas 17 anos. "Também estou um pouquinho ansiosa nesse primeiro dia de aula, pois ainda não conheço ninguém e tudo é novo pra mim. Entretanto, quero aprender muito ao longo do curso", afirmou a estudante, que reside em Barra do Ribeiro.
Já a caloura Adriana Lopes, de 26 anos, tem uma história bem diferentes de suas novas colegas. Trabalhando há seis anos na Farmácia Municipal de Igrejinha, ela já atendeu no balcão e atuou no setor de estoque. Atualmente, lida com medicamentos especiais. "Estudava Psicologia em outra universidade, mas meu trabalho diário no segmento farmacêutico fez com que eu me apaixonasse pela área", explicou a caloura, que é bolsista do Prouni. "Aqui na Ulbra minha meta vai além da graduação, pois busco a excelência na profissão", complementou Adriana.
Recepção aos veteranos e novatos
Os novos estudantes que estão ingressando no campus receberão uma atenção especial. Entre as atrações programadas para o início do semestre estão apresentações musicais nos saguões do Campus, realizadas pela capelania de música da Instituição, e a tradicional Calourada 2018 do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que neste semestre está programada para ocorrer entre os dias 27 de fevereiro e 15 de março, com uma série de palestras. Cada curso de graduação promoverá, ainda, sua aula inaugural, que será direcionada a todos os alunos.
O período de matrículas e rematrículas segue até o dia 9 de março. Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Relacionamento, pelo telefone (51) 3477-9100 ou pelo e-mail relacionamento.canoas@ulbra.br.
Marcus Perez
Jornalista Mtb 17.602
André Bresolin
Jornalista MTB - 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras