Retorno docente
Docentes debatem reestruturação curricular
Tema foi apresentado durante a Formação Docente Continuada
O campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil iniciou o ano letivo recebendo os professores nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16 de fevereiro, para a Formação Docente Continuada - módulo I. Realizada pela Pró-reitoria Acadêmica, a atividade teve como tema Reestruturação Curricular: Compromisso de Todos. A iniciativa buscou promover espaços de reflexões, discussões e estudos sobre o alinhamento entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os projetos pedagógicos dos cursos.
Na quinta-feira, na fala de boas-vindas ao corpo docente, o diretor da Unidade, Erivaldo Diniz de Brito, disse que projeta um ano de desafios para a Universidade, mas de grandes possibilidades. "Para isso, deveremos encarar nosso trabalho com o mesmo afinco e a mesma dedicação que apresentamos anteriormente", disse. A diretora de Educação a Distância (EAD) da Ulbra, Paula Maines da Silva, ressaltou que com a reestruturação curricular a Universidade manterá a qualidade, prestando um bom atendimento e oferecendo um diferencial perante o mercado.
Ainda durante a manhã desta quinta-feira, as coordenações acadêmicas do campus Canoas e da modalidade Educação a Distância (EAD) promoveram e conduziram os trabalhos de formação docente continuada, que debateram os seguintes temas: Normatização e Reflexões Metodológicas Avaliativas à Luz do Novo Sistema de Avaliação e Aprendizagem; e Práticas Metodológicas/Instrumentos Avaliativos: Representação das Áreas por Categorização das Disciplinas. As discussões foram conduzidas pela coordenadora Acadêmica EAD, Maria Cleidia Klein Oliveira.
Segundo ela, o objetivo do módulo I da formação foi discutir a nova normatização da avaliação da aprendizagem a partir da Resolução ConsUn nº 50, de 08/12/2016. "São mudanças muito significativas que implicarão em várias modificações de nosso fazer pedagógico", destacou Maria Cleidia, que foi auxiliada em sua fala pela coordenadora acadêmica do campus Canoas, Lucimar Filot da Silva Brum. No segundo momento, ocorreram depoimentos de professores que relataram suas experiências de ensino e aprendizagem realizadas por meio de metodologias ativas.
Reitoria recepcionou os docentes
No turno da noite, o módulo I teve continuidade com o acolhimento da Reitoria da Ulbra aos professores. Ao tratar sobre a temática, o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, argumentou que em uma instituição de ensino superior transformadora não existe mais espaço para a falta de diálogo e o paralelismo. "O aluno tem que aprender a análise crítica do processo de transformação. Queremos que nossos estudantes tornem-se profissionais reflexivos", explicou Hernández.
Ao dar as boas-vindas aos professores, o reitor da Ulbra Marcos Fernando Ziemer relembrou que esse ano é o segundo de implantação e execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), salientando que a principal mudança para 2018 é a reestruturação pedagógica que está sendo implantada nos cursos de graduação e pós-graduação. Inicialmente, as mudanças serão aplicadas nos cursos da áreas da Saúde e Bem-estar Social, além da Agricultura e Veterinária. Nos demais cursos, a implantação ocorrerá nos anos de 2019 e 2020.
Ziemer parabenizou a todos que trabalharam durante três anos nas formações continuadas para a reestruturação curricular. "Esse é momento de olharmos para frente e começarmos a construir uma nova proposta pedagógica, que contemple um olhar diferenciado sobre a questão da aprendizagem", ressaltou. A programação da Formação Docente Continuada - Módulo I seguiu ao longo desta sexta-feira no campus Canoas e em outros oito campi da Ulbra no Rio Grande do Sul.
André Bresolin
Jornalista MTB - 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
24
JULProfessores Semana será marcada pela formação docente -
30
MARPor unanimidade Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2028 é aprovado -
20
SETInstitucional Ulbra Canoas e EAD promovem Seminário do PDI 2023-2028 -
05
SETDias 9, 14 e 19/9 Reitoria promove encontros para construção das metas do PDI 2023-2028
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes