Gente da Ulbra
Egresso do CST em Logística retorna à Ulbra para ministrar cursos
Maurício da Silva é especialista em compras de multinacional norueguesa
Egresso do Curso Superior de Tecnologia em Logística da Ulbra, Maurício Zeferino da Silva, é a prova de que a teoria de fato complementa a prática. Graduado pela unidade Canoas em 2014, o rapaz de 35 anos, natural de Gravataí (RS) já trabalhava na área quando ingressou no tecnólogo. Em pouco tempo, começou a perceber que os conhecimentos adquiridos em sala de aula poderiam ser aplicados dentro do seu ambiente profissional.
Silva, que na época prestava serviços como colaborador terceirizado para a Yara Brasil, elaborou um projeto para implantar um programa de boas práticas em controle de almoxarifado na filial gaúcha da multinacional norueguesa, uma das maiores do mundo no ramo de fertilizantes industriais. Antes mesmo do que imaginava, o reconhecimento veio. "Graças a essa iniciativa, fui admitido como especialista em gestão de compras e hoje integro o quadro de colaboradores efetivos da Yara", recorda o ex-aluno, que, conforme conta, fez o caminho inverso da maioria dos estudantes.
"Grande parte dos meus colegas primeiro aprendeu a teoria para depois colocá-la em prática. Comigo aconteceu justamente o contrário. Eu tinha experiência em logística, mas me faltava o embasamento teórico. Foi na graduação que comecei a entender o porquê de algumas práticas serem adotadas dentro da empresa. Passei a enxergar as coisas sob outra ótica, o que foi determinante na minha carreira", garante o executivo que, no mesmo período, teve a oportunidade de trocar o lápis e o caderno pelo giz e o quadro negro.
Após compartilhar os resultados de sua ação na Yara com seus colegas, durante a semana acadêmica do CST em Logística, foi convidado pela coordenadora de Extensão do campus, a professora Dalva Santana, para estruturar uma oficina sobre o assunto. Em 2014, surge o curso Melhores Práticas em Gestão de Almoxarifado. "A professora Dalva me ajudou a montar as ementas das disciplinas e me deu todo o apoio e suporte para a realização desta primeira edição. Sempre serei grato a ela por isso", confessa o hoje mestre em Engenharia de Produção, Qualidade e Logística.
Cursos ministrados por Silva estão com inscrições abertas
Atualmente, Silva ministra este mesmo curso em outras quatro Instituições de Ensino Superior, além de lecionar em outros dois cursos de extensão, um sobre Gestão de Compras e outro abordando habilidade de negociação no meio corporativo, ambos com inscrições abertas na Universidade Luterana do Brasil.
Mesmo acumulando êxitos, o passado ainda desperta sentimentos de nostalgia. Maurício recorda com carinho dos trabalhos em grupo com os amigos e do estímulo que sempre recebeu do corpo docente da graduação. Para os calouros, que ingressam no Curso Superior de Tecnologia, Silva deixa um recado: "Logística é muito mais do que frete e transporte. É um processo estruturado e amplo, capaz de tornar corporações mais eficientes. Conheçam todas as ramificações da profissão e quando as portas se abrirem, aproveitem as oportunidades", recomenda o gestor do alto dos seus mais de 20 anos de know how com a cadeia logística de gestão de materiais e compras.
Marcus Perez
Jornalista Mtb 17.602
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
12
NOVUlbra Xperience 2024 Enchente de maio é tema de pesquisas do Salão de Extensão -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
09
NOVEsporte Ulbra Canoas sedia 6ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos