Extensão
Alunos de Medicina usam o riso como auxílio no tratamento de crianças
Projeto de extensão Só Riso pretende expandir em 2018
2017 está acabando, e, entre os vários desafios na vida de um universitário durante o ano, um deles foi o de levar alegria, mesmo em momentos difíceis. O projeto de extensão Só Riso, desenvolvido pelos alunos de Medicina da Ulbra, teve a missão de despertar sorrisos nos pequenos rostinhos que, por diferentes motivos, circularam pela Enfermaria Pediátrica do Hospital Universitário todos os dias.
Vestidos de palhaços, os calouros realizaram centenas de apresentações que preencheram de muita música, humor e amor os dias e as semanas de quem estava internado. A iniciativa existe há cinco anos e todo o semestre recruta membros, buscando integrar os novos estudantes com o ambiente hospitalar. "Nossa ideia é que eles desenvolvam a empatia e percam os medos de se relacionarem com a doença", explica o coordenador do projeto, Paulo Nader, médico e docente da Universidade.
Outro ponto importante que ele destaca é a importância da ação para os futuros profissionais e principalmente para os atendidos. "O objetivo é iniciar a relação deles com pacientes pediátricos e também com a família, transmitindo para o familiar e, principalmente, para a criança, algum tipo de conforto."
O médico conta ainda que esses momentos de descontração podem ser aliados na melhora do paciente. "Hoje se sabe que uma parte da cura das doenças se dá com a redução do estresse e com a felicidade", completa.
Para 2018, as expectativas do projeto são de seguir atuando na área e também expandir para outras alas do hospital os atendimentos. Além disso, estão sendo desenvolvidos métodos para precisar o efeito da proposta na vida de cada um dos envolvidos.
Conheça mais sobre o Só Riso
O projeto funciona todos os dias da semana. A cada semestre são selecionados novos integrantes, envolvendo cerca de cinquenta alunos por ano que, divididos em grupos de 4 a 6 membros, realizam uma média de 400 apresentações por mês.
Acesse o Facebook do Só Riso e acompanhe mais fotos e vídeos, datas das seleções e ações realizadas.
Texto: Mariana Viegas
*Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras