Comunicação Social
Projeto sobre suicídio entra na pauta de acadêmicos do Jornalismo
Iniciativa foi promovida na disciplina de Reportagem Multiplataforma
Os alunos da disciplina de Reportagem Multiplataforma do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas elaboraram um projeto sobre as questões que permeiam o suicídio. Precisamos Falar Sobre a Vida é o tema da iniciativa, que reúne conteúdos que trazem o suicídio como um problema de saúde pública, em função da ampla abordagem na mídia por causa do Setembro Amarelo.
O trabalho dos estudantes contou com a supervisão da professora da disciplina, Ana Acker, que explica quais são os objetivos da disciplina: "Capacitar os acadêmicos para a produção de conteúdos digitais em multiplataforma, instrumentalizá-los para o uso de diferentes artefatos multimídia, além de possibilitar a compreensão das diversas interfaces de difusão de conteúdo na web", disse Ana.
Para realizar a pauta, os alunos seguiram a cartilha do Centro de Valorização da Vida (CVV), que é destinada à imprensa. Para o esclarecimento de dúvidas sobre a temática foi realizado um encontro com o coordenador do CVV em Novo Hamburgo, Anildo Fernandes. "A pauta foi um grande desafio, pois tínhamos receio em razão de como abordar o suicídio na mídia, já que o tema é complexo", explicou Ana.
Foram produzidos conteúdos que abordaram o tema sob a ótica de pesquisadores e relatos de sobreviventes. Orientações de prevenção e valorização da vida também foram contemplados no trabalho dos acadêmicos. Um deles, foi um vídeo destacando que o número de mortes de policiais em serviço é o mesmo daqueles que se matam.
Para a professora Ana, a realização da disciplina deixou um legado significativo para os alunos. "Além do trabalho de pesquisa, o aprendizado que eles tiveram foi fundamental para a produção de pautas que exigem a relação com pessoas que passaram por situações traumáticas", destacou. Para a estudante do curso, Caroline Musskopf, o mais importante foi poder tratar a respeito de um tema delicado, que normalmente não está acostumada a ver na mídia. "No final do semestre pude ter uma compreensão melhor disso", destacou a aluna de Reportagem Multiplataforma.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras