Doutorado
Egressa teve tese de doutorado aprovado com distinção em Portugal
Título foi obtido na Universidade de Lisboa por ex-aluna de Química
A egressa do curso de Química Industrial da Ulbra Canoas, Ana Carolina Dolvitsch Pfluck, 29 anos, concluiu recentemente o doutorado em Biotecnologia e Biociências, no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, em Portugal.
"Polyester synthesis using enzyme: a case study of enzymatic stability, biocatalysis and selection of the reaction media" é o tema da tese de doutorado. O júri que avaliou o trabalho decidiu conceder por unanimidade o título à aluna, a aprovação foi com distinção. Para a realização do doutorado, Ana Carolina passou a residir na cidade portuguesa de Lisboa em 2014. "Fui a Portugal especialmente para realizar o doutorado através do programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal. Obtive minha bolsa de estudos pela Capes", explicou.
Para obter o título de doutora em Biotecnologia e Biociências, Ana Carolina percorreu um longo caminho de estudos, que iniciou na Universidade em 2006. A graduação em Química ocorreu em 2010 e seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como tema "Estudo computacional da influência da temperatura e solvente nas propriedades conformacionais da Lipase de Pseudomonas cepacia". Na ocasião, a então aluna foi orientada pelo professor Hermes Amorim. Ana Carolina guarda ótimas recordações dos anos que estudou na Instituição. "Tenho que agradecer muito a todos os professores que tive. Na Ulbra, dei meus primeiros passos na área de Química Industrial e fui auxiliada por docentes que me deram a base do conhecimento. Também não posso esquecer dos colaboradores administrativos, que sempre trabalharam em prol do bom ambiente de estudos", recordou com alegria.
Em janeiro de 2018, Ana Carolina retorna a Porto Alegre trazendo na bagagem novos planos para seu futuro. "Espero aplicar todo o conhecimento adquirido, mas antes quero rever familiares e amigos", afirmou a nova doutora.
Saiba mais sobre o tema da tese de Doutorado
A tese de doutorado de Ana Carolina trata sobre a síntese de poliésteres alifáticos via catálise enzimática em um sistema de miniemulsão, em que são utilizados reagentes/substratos de origem natural, chamados monômeros bio-based, para a síntese de um polímero biodegradável em condições suaves de reação, sem o uso de solventes ou catalisadores químicos.
Capes e Ciência sem Fronteiras
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que atua na expansão e consolidação da pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado).
- Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha -
28
JULParceria Teologia EAD promove curso internacional sobre o pensamento de Lutero -
18
JULGoverno Federal Egressa da Ulbra assume diretoria no Ministério de Igualdade Racial
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras