Saiu na Revista Direito & Saúde
Atuação do fonoaudiólogo ganha destaque em publicação
Docente aborda o papel do fono no tratamento de crianças com deficiência
A atuação fonoaudiológica junto a crianças com deficiência foi destaque em uma publicação da Revista Direito & Saúde. No texto, a fonoaudióloga clínica e docente da Universidade, Viviane Medeiros Pasqualeto, destaca a atuação da Clínica-Escola de Fonoaudiologia da Ulbra. O espaço auxilia no processo de inclusão social, oferecendo à comunidade de Canoas atendimentos com supervisão direta de profissionais experientes, a custos simbólicos. Confira a publicação na íntegra.
A atuação da fonoaudiologia: crianças com deficiência
A Fonoaudiologia, profissão regulamentada no Brasil em 9 de dezembro de 1981, é a ciência responsável por pesquisa, prevenção, avaliação e tratamento nas áreas de comunicação oral e escrita, voz e audição, além de musculatura orofacial e das funções alimentares (sucção, mastigação e deglutição). Nessa perspectiva, o fonoaudiólogo tem ampla atuação no campo das deficiências, no que se refere à estimulação ou reabilitação de aspectos relacionados à linguagem oral e escrita e às funções da musculatura orofacial (como a sucção, a mastigação e a deglutição).
A deficiência é marcada pela perda de uma ou mais das funções do ser humano -- física, psicológica ou sensorial, mas isso não significa que ela seja incapaz. A incapacidade poderá ser minimizada quando o meio lhe possibilitar acessos. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), há 45,6 milhões de pessoas com deficiência e segundo dados estatísticos da Organização das Nações Unidas (ONU, 2013), 90% das crianças com deficiência não frequentam a escola. Na realidade brasileira, as crianças com deficiência apesar de terem o direito legal de frequentar uma escola regular, conforme Constituição Federal (Artigo 205) e Estatuto da Pessoa com Deficiência , em sua maioria ou não frequentam a escola ou se frequentam não recebem um ensino de qualidade.
A Fonoaudiologia atua em prol do desenvolvimento dessas crianças, promovendo autonomia e qualidade de vida e, consequentemente, inclusão social. A ação fonoaudiológica abrange a estimulação ou reabilitação direta à criança, orientação à sua família e demais profissionais e assessoria ao seu processo de inclusão escolar.
Quanto à adequação da musculatura orofacial e suas funções alimentares, o fonoaudiólogo atua com técnicas especificas para auxiliar na minimização ou eliminação do escape constante de saliva (sialorréia, popularmente conhecido como "baba"), na organização do alimento, na mastigação e na deglutição, evitando riscos de aspiração de alimento para o pulmão, pneumonia aspirativa e morte.
Além das técnicas específicas, o fonoaudiólogo seleciona a melhor consistência do alimento e os instrumentos mais adequados para a criança se alimentar. No que diz respeito aos aspectos de linguagem oral, o fonoaudiólogo atua com técnicas especificas para adequação da articulação das palavras e qualidade da voz, ou ainda para o despertar da linguagem nos casos de atrasos ou ausência de linguagem oral. D
ependendo da deficiência, a oralização (fala convencional) pode ser considerada impossível e nesses casos o fonoaudiólogo busca recursos alternativos para comunicação. Baseado nos fundamentos da Tecnologia Assistiva , o fonoaudiólogo lança mão de recursos para a comunicação com a utilização de Pranchas de Comunicação Alternativa que possibilitam a comunicação e devem ser personalizadas de acordo com seu usuário.
Além desses recursos, o fonoaudiólogo pode também orientar quanto aos recursos de alta tecnologia, como vocalizadores, softwares e aplicativos. No que se refere à aprendizagem, o fonoaudiólogo auxilia tanto no manejo e estimulação da criança -- elaborando materiais adaptados e adequados às suas necessidades --, como orienta a família e assessora à escola.
De modo geral, no que se refere às crianças com deficiência, o fonoaudiólogo tem forte e importantíssima atuação, pois suas ações estão relacionadas a funções primordiais do ser humano: a alimentação, a comunicação e a aprendizagem. Nesse sentido, o fonoaudiólogo aprimora a linguagem oral de quem a utiliza com dificuldade, promove possibilidades de comunicação a quem não fala convencionalmente, organiza as funções musculares para uma alimentação segura e auxilia no processo de aprendizagem e inclusão escolar, colaborando efetivamente para a acessibilidade e para o fenômeno de inclusão social.
A Universidade Luterana do Brasil auxilia no processo de inclusão social, oferecendo à comunidade de Canoas atendimentos fonoaudiológicos de qualidade com supervisão direta de profissionais experientes, a custos simbólicos. A Clínica-Escola de Fonoaudiologia da ULBRA localiza-se na Avenida Farroupilha, 8001, no Centro Multiprofissional (2º andar), Bairro São José, telefone: (51) 34779269. Realiza triagem, avaliação, diagnóstico e terapia fonoaudiológica nas diversas áreas: linguagem, voz, fala e motricidade orofacial; avaliação audiológica (infantil, adulto e ocupacional); seleção e adaptação de próteses auditivas. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 9 às 11h45 e das 14 às 17h.
Referências Bibliográficas:
BERSCH, R.; MACHADO, R. Atendimento educacional especializado para a deficiência física in SCHIRMER, C.R. et al. Atendimento educacional especializado -- deficiência física. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.
DANESI, M. Família: perspectivas atuais no atendimento fonoaudiológico in DANESI, M; PINTO, B. Fonoaudiologia e Linguagem -- teoria e prática lado a lado. Porto Alegre: Sulina e Editora Universitária Metodista, 2007.
FÁVERO, E.A.G. Direitos das pessoas com deficiência -- garantia de igualdade na diversidade. Rio de Janeiro: WVA -- Ed., 2007.
SCHIRMER, C.R; BERSCH, R. Comunicação Aumentativa e Alternativa in SCHIRMER, C.R et al. Atendimento educacional especializado -- deficiência física. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.
Reprodução: Revista Direito & Saúde
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras