Design
Alunos de Design desenvolvem novos projetos para a Mercur
Parceria entre a Ulbra e empresa de Santa Cruz do Sul iniciou em 2016
Uma parceria estabelecida em 2016 entre o curso de Bacharelado em Design da Ulbra Canoas e a empresa Mercur, de Santa Cruz do Sul (RS), já está rendendo ótimos resultados para a Universidade e a empresa. Desde o primeiro semestre deste ano, a disciplina de Projeto de Design III da graduação em Design vem desenvolvendo projetos de mobiliário que proporcionassem novas possibilidades de exposição dos produtos da marca nos pontos de venda, sob supervisão da professora Carina Carlan. Neste segundo semestre, os novos alunos da disciplina também desenvolveram trabalhos com a mesma empresa, porém foram coordenados pelo docente Roberto Scarpellini.
Os estudantes apresentaram possibilidades de adequação para um recurso de tecnologia assistiva, mais precisamente no desenvolvimento de andadores. Durante o período de realização dos projetos, os acadêmicos visitaram a organização em Santa Cruz do Sul, assim como representantes da empresa compareceram ao campus Canoas para acompanhar o andamento das ações desenvolvidas, através de um trabalho em conjunto de cocriação. Após assistir a apresentação dos trabalhos por parte dos estudantes, neste mês de dezembro, na Universidade, a docente Carina Carlan concluiu que os projetos são muito pertinentes no aspecto mercadológico, mas também para a realidade e as características da empresa parceira. "As propostas são funcionais, estéticas e acessíveis", disse Carina.
Já seu colega, o docente Scarpellini, considerou que os alunos entenderam a proposta da disciplina de permitir que usuários de andadores possam utilizar o equipamento em terrenos variados como pisos irregulares, gramado, areia e cascalho. "Os estudantes apresentaram um resultado muito profissional ao projeto proposto ao desenvolver uma linha de acessórios para o Andador Mercur, que atende o objetivo da disciplina, que é aprender a desenvolver projetos de design de produto", explicou Scarpellini.
A aluna da disciplina de Projeto de Design III, Rossana Ramme, considerou desafiador poder participar do projeto destinado aos usuários de andadores. "Tive que pesquisar muito, o que me proporcionou significativo aprendizado. Eu e meus colegas trocamos várias ideias e aprendemos muito a respeito do funcionamento de um produto dentro de uma empresa", disse Rossana.
A colaboradora do setor de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Mercur, Dayani Rabuske, enalteceu a parceria entre indústria e o ambiente acadêmico, porque promoveu novos aprendizados. "As atividades conjuntas realizadas nos dois semestres proporcionaram trocas relevantes, além do somatório de conhecimentos. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos contemplaram possibilidades criativas, que foram inspiradas na natureza", explicou Dayani. A atividade realizada nos dois semestres comprova a vocação da Universidade em aproximar seus alunos cada vez mais do mercado de trabalho.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024