Relações Internacionais
Ulbra estabelece cinco novos convênios com instituições estrangeiras
Parcerias intensificam a internacionalização da Universidade
A Ulbra Canoas estabeleceu cinco convênios com instituições de ensino superior (IES) estrangeiras na tarde de quinta-feira, 14 de dezembro, na sala dos colegiados, no campus Canoas. No ato protocolar foram estabelecidas quatro novas parcerias e a assinatura de renovação de um convênio já existente. Os propósitos maiores da iniciativa são compartilhar e obter novos conhecimentos, estimular o intercâmbio cultural, bem como estabelecer relações de troca de informações nos segmentos de ensino, pesquisa e extensão.
O reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, ressaltou que a internacionalização está cada vez mais presente no contexto da Universidade, tanto que foi inserida em um eixo específico dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ulbra. "Atualmente, todo o conhecimento e toda pesquisa apresenta uma inter-relação global. A partir dos convênios institucionais que são estabelecidos poderão surgir novas possibilidades", argumentou Ziemer.
Além do reitor, o ato contou com a presença da Assessora de Relações Internacionais da Ulbra, Andréia Athaydes; da diretora de Assuntos Comunitários, Simone Imperatore; da coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde) da Instituição, Ivana Grivicich; da professora do PPGBioSaúde, Juliana Silva, da coordenadora do curso de Medicina, Miriam Heine e das alunas da mesma graduação, Gabriele Winter, Ariane Antunes e Ana Laura Walcher, que compõem a diretoria da IFMSA Brasil no núcleo Ulbra.
Os cinco convênios
Direcionado ao PPGBioSaúde, o convênio marco de cooperação estabelecido com a Universidad Nacional del Litoral, da Argentina, proporcionará a troca de conhecimento científico e estimulará a geração de material para pesquisa. Voltado à extensão, o segundo convênio foi com o Instituto Superior de Tecnologia Bolivariano, do Equador. A parceria teve como propósito instituir, a partir da extensão, uma rede internacional de trocas metodológicas e de processos avaliativos que contemple a aprendizagem em contextos reais e a extensão como fundamento pedagógico da Instituição.
Na sequência foi efetiva a renovação do convênio com a Universidad de La Coruña, na Espanha, que proporcionará, entre outros benefícios, o desenvolvimento de um projeto de pesquisa de ensino na área de fisioterapia. Por fim, os dois últimos convênios contemplaram a área de Medicina, visando estágios no exterior. Um deles foi com a ONG International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA Brasil) e o outro com a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Com esta última, a Ulbra já possui um convênio marco, mas nesse ato foi estabelecido uma parceria específica para a graduação em Medicina.
André Bresolin
Jornalismo - MTb 18.183
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes