Campus Canoas
Destaques da Expoulbra 2017 são reconhecidos em cerimônia
Autores das melhores pesquisas inscritas no evento foram premiados
Mais de 70 acadêmicos, professores, pesquisadores, alunos e bolsistas de iniciação científica participaram na tarde desta quinta-feira, dia 14 de dezembro, de uma cerimônia em reconhecimento aos trabalhos de destaque apresentados durante a Expoulbra 2017. A premiação, realizada no plenarinho do prédio 10 do campus Canoas, contou com a presença de membros da reitoria, além de diretores e coordenadores da Universidade e da Rede de Escolas da Ulbra.
Na ocasião, foram agraciados com a honraria 13 projetos inscritos no 23º Salão de Iniciação Científica e Tecnologia, no 5º Salão de Iniciação Científica Junior e na 4ª Mostra de Ciências e Inovação da feira acadêmica, que, neste ano, contou com mais de 250 trabalhos inscritos nas mais diversas áreas do conhecimento humano.
Conforme o coordenador de pesquisa da Unidade, professor Leonardo Haeter dos Santos, os números são um indicativo de que a Universidade está conseguindo cumprir o que propõe o seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). "A Expoulbra prova que a tríade Extensão, Ensino e Pesquisa é indissociável e esses trabalhos são exemplos das ações e iniciativas que estamos desenvolvendo para tornar a nossa instituição de ensino uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora", refletiu o educador durante a abertura do evento.
Segundo o reitor da Universidade Luterana do Brasil, Marcos Fernando Ziemer, os prêmios são muito mais do que um estímulo para aqueles que desejam seguir a carreira acadêmica, mas também uma maneira de despertar o interesse do público jovem pela ciência e pela investigação, elementos que, conforme garante, são determinantes para o desenvolvimento econômico e social do país. "Talvez, a partir de pesquisas simples produzidas por adolescentes e crianças em idade escolar, possam surgir grandes ideias, que resultem em importantes descobertas científicas e tecnológicas. É desde cedo que se começa", refletiu o gestor diante de uma plateia apreensiva, que aguardava ansiosa o anuncio dos nomes dos vencedores de cada categoria da premiação.
Contemplado no V Salão de Iniciação Científica Junior, o estudante Micael Mota, da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schimidt, de São Leopoldo, ficou emocionado com a vitória, ainda mais por ela representar uma porta de entrada para a Mostratec de 2018, uma das maiores mostras de pesquisa da América Latina. "É um honra ser prestigiado nesse evento e poder compartilhar essa felicidade com os meus amigos. Quem sabe esse não é o meu primeiro passo em direção a um futuro como pesquisador", refletiu o estudante do 4º ano do ensino técnico que, ao lado de duas colegas é o autor de uma série de análises sobre as aplicações do poliestireno expandido (isopor) reaproveitado.
"É uma material que leva mais de 150 anos para se decompor na natureza, por isso é indispensável pensar sobre formas de reciclar e reutilizar", comentou o aspirante a pesquisador de apenas 18 anos de idade e que há mais de um ano e meio participa, junto das colegas Milena Souza e Luana Pacheco, do levantamento orientado pelo professor Rafael do Amaral Reis.
Entre os dias 16 e 20 de outubro, mais de 7.600 pessoas visitaram o campus Canoas e participaram das atividades da feira acadêmica da Ulbra. A próxima edição da Expoulbra está marcada para a primeira semana de outubro de 2018.
Vencedores da IV Mostra de Ciências e Inovação também vão para a Mostratec
Conforme o regulamento dos salões de pesquisa da ExpoUlbra 2017, os vencedores da IV Mostra de Ciências e Inovação também estão automaticamente selecionados para a Mostra Brasileira de Ciências e Tecnologia (Mostratec). A estudante Luana Pacheco, vencedora da categoria Educação Infatil, a aluna do Colégio Cristo Redentor, Rosa Borba, e o estudante da Unidade de Ensino LaSalle, Guilherme Menezes Amorim, completam a lista de indicados da Ulbra para a próxima Mostratec.
Clique aqui e confira quem são os grandes vencedores do Troféu Destaques da ExpoUlbra 2017.
Marcus Perez
Jornalista - Mtb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras