Apae
Olimpíadas da Apae: a competição em que todos são vencedores
Evento estimulou a socialização entre os atletas
A Ulbra Canoas sediou as XX Olimpíadas da Apae, que foram realizadas de 4 a 8 de dezembro, no Complexo Esportivo. A atividade reuniu mais de 1,2 mil participantes entre atletas, juízes, coordenadores, familiares e diversos profissionais. Atletismo, Natação, Handebol, Basquetebol, Tênis de Mesa, Futsal, Futebol Sete, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Capoeira e Bocha Paralímpica foram as 11 modalidades esportivas da competição.
Nas quadras, nas pistas, na piscina e em vários locais de competição, atletas das 205 Apaes do Rio Grande do Sul competiram com um propósito que vai muito além do resultado, pois enaltece a inclusão na sociedade por meio de práticas esportivas. Um bom exemplo aconteceu na natação com a atleta Anamará Zanetti da Silva, de 17 anos, que ganhou três medalhas, sendo uma de primeiro, uma de segundo e uma de terceiro lugares. Após a premiação, Anamará desfilava pelo Complexo Esportivo sorridente com as medalhas estampadas no peito, acompanhada da mãe, Irene Zanette. "Acompanho sempre os treinos dela e estou muito feliz com os resultados. Entretanto, o mais importante é a possibilidade que Anamará teve de socializar com outras pessoas", destacou Irene.
Além de a Ulbra sediar a olimpíada, alunos de cursos de graduação também realizaram trabalhos voluntários ligados aos jogos. O estudante da licenciatura em Educação Física, Valdemir Santos Padilha, e o aluno do curso de Ciências Sociais EAD, Claudiomir Sulimann, foram árbitros na modalidade Bocha Paralímpica. "Eu e meus colegas fizemos um treinamento técnico para poder arbitrar. Essa experiência representa a obtenção de conhecimento na minha formação", disse Padilha. A opinião dele também é compartilhada por seu colega de arbitragem, Claudiomir Sulimann. "A convivência com os cadeirantes e seus familiares está sendo um aprendizado valioso para minha formação, já que atuarei como assistente social e vivenciarei essas situações novamente", esclareceu Sulimann. Já a acadêmica de Fisioterapia, Juliana de Oliveira, atuou nos bastidores da competição. "Fiz avaliações fisioterápicas para identificar em quais classes os competidores da bocha paralímpica atuariam", explicou Juliana.
O Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (Ciepre), projeto de extensão comunitária da Universidade, também esteve envolvido no evento. Estudantes dos cursos de graduação que integram o projeto atuaram na organização dos jogos, ou no auxílio às equipes de arbitragem das modalidades. O coordenador do Ciepre e professor de Educação Física da Universidade, Ivan Baségio, acompanhou diversas competições.
Para o coordenador estadual de Educação Física da Federação das Apaes e coordenador do evento, Paulo José Antoni, a 20ª edição da olimpíada apresentou um saldo muito positivo. "As competições transcorreram bem, com boa organização. Quero parabenizar a Ulbra Canoas pela excelente infraestrutura esportiva que privilegia a acessibilidade. O restaurante proporcionou uma alimentação de qualidade e os colaboradores da Universidade que estiveram envolvidos com o evento foram solícitos e atenciosos em todas as demandas. Mas o fator principal do evento é que os atletas socializaram bastante e divertiram-se muito", salientou Antoni.
Em 2018 o Complexo Esportivo da Ulbra Canoas sediará uma competição ainda maior, pois será realizada a Olimpíada Nacional das Apaes.
Rádio Bandeirantes na Ulbra
Até a rádio Bandeirantes entrou no clima da competição e apresentou seu programa Toque de Bola ao vivo do prédio 40 do campus Canoas, um dos locais de competição, no início da tarde de terça-feira, 5 de dezembro. A atração esportiva que debate preferencialmente o futebol, abriu espaço para os jogos. Participou do programa o coordenador do evento, Paulo José Antoni, que explanou sobre o propósito da olimpíada. Paulo Brito, Mister Pi, Cláudio Duarte, entre outros, foram as atrações do programa radiofônico. As emissoras de televisão Bandeirantes e TVE também estiveram no campus Canoas acompanhando alguns momentos das competições.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
04
JANAcessibilidade Dia Mundial do Braille: a Universidade como um local de inclusão -
16
DEZInteresses comuns Parceria entre Ulbra e Grupo Hospitalar Conceição alude a acessibilidade
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes