Incentivo à leitura
Design projeta minibiblioteca em farmácia distrital
Atividade teve o propósito de humanizar unidade de saúde
Os cursos de Design da Ulbra Canoas entregaram um projeto que beneficiou a Farmácia Distrital Sarandi, na tarde desta quarta-feira, 6 de dezembro, em uma unidade de saúde na zona norte de Porto Alegre. A atividade é resultado de uma parceria das graduações em Design com a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (FGBS) - Indústria da Solidariedade.
As Farmácias Distritais de Porto Alegre mantêm estoque de remédios da lista básica em acordo com as normas do Ministério da Saúde que são distribuídos gratuitamente quando receitados em consultas pelo SUS. Com o propósito de humanizar o atendimento na unidade de saúde, o trabalho acadêmico desenvolvido foi de criar um espaço de leitura para as pessoas e seus acompanhantes, inclusive as crianças, enquanto elas aguardam o recebimento dos medicamentos.
O projeto consistiu em transformar um espaço da unidade para incentivar a leitura, deixando o ambiente mais atraente e estimulando a leitura. Para iniciar o projeto, foi realizada a planta do espaço destinado à minibiblioteca, visando mapear e setorizar o local. Na sequência, houve a oficina de criação em que foram apresentadas propostas para a implantação do novo espaço. De acordo com professora da graduação em Design, Elisa Beretta, o papel dos cursos de Design foi adaptar no local uma minibiblioteca, com livros de diversos gêneros, incluindo infantil. Também foram construídas mesas e cadeiras para que as crianças pudessem usufruir do novo ambiente. "Utilizamos resíduos de mobiliário como madeiras e estantes desmontadas, que foram transformados em miniestantes, além de uma mesa pequena com cadeiras de tamanho infantil", explicou Elisa.
O projeto foi elaborado e executado por alunos dos cursos de Design, com orientação e supervisão dos professores. Quem coordenou a iniciativa foi a professora do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design de Moda, Letícia Schiehll. O Banco de Livros, que é um dos projetos que integram a FGBS, também participou da iniciativa doando títulos para o novo ambiente da unidade de saúde. Além das docentes Elisa e Letícia, compareceu na unidade a aluna do CST em Design de Interiores, Amanda Atkinson, que trabalhou no projeto.
A instalação da minibiblioteca gerou grande satisfação, não apenas para as docentes e aluna da Ulbra, mas também para a equipe de colaboradores da Farmácia Distrital Sarandi. A gerente distrital das unidades de saúde da região, Bárbara Borba, ficou entusiasmada com o novo layout do espaço. Ela também ressaltou a proposta humanizadora da ação. "Em alguns momentos o atendimento pode se prolongar um pouquinho. Mas, nesse caso, os pacientes e seus acompanhantes poderão usufruir de livros e terão a oportunidade de atualizar-se e ter acesso à cultura", argumentou Bárbara. A unidade de saúde está situada na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 744, em Porto Alegre.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes