Relações Internacionais
Conferência com docentes colombianos fecha último webmeeting do ano
Danos da exposição prolongada a resíduo de carvão foi tema da palestra
Mais de 20 acadêmicos dos Programas de Genética e Toxicologia Aplicada (PPGTA) e de Biologia Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde) da Ulbra participaram, na tarde desta terça-feira, 5 de dezembro, da última videoconferência internacional de 2017 do projeto Webmeeting de Ciências. A atividade, promovida pela Assessoria de Relações Internacionais, foi realizada no prédio 10 do campus Canoas e contou com a colaboração dos pesquisadores Milton Manuel Quintana Sosa e Grethel Léon-Mejia, da Universidad Simón Bolívar, da Colômbia.
Logo no começo do encontro, Dr. Quintana apresentou as instalações da instituição de ensino, localizada no município de Barranquilla, no extremo norte do país. Após romper as barreiras geográficas e culturais, apresentando um breve histórico da região, conhecida por ser um polo carbonífero nacional, o cientista passou a palavra para sua colega. Fluente na língua portuguesa, Grethel apresentou um breve resumo dos resultados obtidos com seu estudo sobre a genotoxicidade encontrada nos trabalhadores expostos por longos períodos de tempo a resíduos de carvão. " Quando começamos essa pesquisa, tomamos conhecimento de mineiros que morriam sem saber o que estava acontecendo", revelou o citogeneticista para o espanto do público presente.
Após análises de amostras de tecidos pulmonares de camundongos expostos às mesmas condições dos extrativistas, a dupla chegou à conclusão de que os danos à saúde humana não resultavam apenas de um componente químico, mas de uma mistura complexa. "São contaminações por metais pesados, enxofre, cinzas de carvão, muito mais do que imaginávamos inicialmente", explicou Grethel, que já publicou dois artigos científicos sobre a pesquisa, elaborada em parceria com a Universidade Luterana do Brasil e com a Universidade Federal do rio Grande do Sul (Ufrgs).
Segundo a docente do PPGBioSaúde e parceira dos colombianos no estudo, Juliana da Silva, o biomonitoramento ambiental efetuado mostra diferenças entre o poder de contaminação dos minérios carboníferos encontrados no Rio Grande do Sul e nas proximidades de Barranquilla. "O carvão deles entra em combustão espontânea devido à temperatura do ambiente de onde é extraído, o que libera uma quantidade de toxinas extremamente cancerígenas. Aqui, a superexposição também é prejudicial, mas não como ocorre na Colômbia", explica a cientista que articulou o encontro para instigar os estudantes, aproximando-os da comunidade acadêmica estrangeira.
RI faz balanço positivo das videoconferências e projeta expansão para 2018
Conforme a assessora de relações internacionais da Ulbra, professora Andreia Athaydes, o projeto Webmeeting da Ciência chega em 2018 com um saldo positivo. Após cinco edições, duas em 2016 e três neste ano, o encontro agora passa a integrar o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (PDI) e deve ser expandido nos próximos semestres "Nossa meta é realizar no mínimo cinco conferências no ano que vem", projeta a educadora que recentemente, em viagem ao México, foi abordada por uma equipe do Instituto Tecnológico de Sonora interessada em colaborar com um novo bate-papo virtual. " Eles já conheciam a nossa atividade e querem participar da próxima", comemora Andreia.
Marcus Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes