Apae
XX Olimpíadas da Apae é aberta na Ulbra
Complexo Esportivo sedia competições até a sexta-feira, 8 de dezembro
Um clima festivo e contagiante deu o tom da cerimônia de abertura da XX Olimpíadas Especiais Estadual da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Rio Grande do Sul, que ocorreu no final da tarde desta segunda-feira, 4 de dezembro, no campus Canoas. O presidente da Apae de Canoas e professor da Universidade, Paulo Bogado, foi o cerimonialista da abertura oficial, que contou com a presença dos atletas que competirão nos próximos dias. Sendo disputada a cada três anos, a olimpíada é realizada e promovida pela Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul (FEAPAES-RS) com o apoio da Universidade.
Entre as autoridades presentes à cerimônia inaugural, estavam o secretário de desenvolvimento de Canoas, Felipe Martini; o representante da Federação Nacional das Apaes, Unírio Bernardis; representando o governo do Estado, o coordenador da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Adilson Luís Pimentel Corlassoli; o vice-reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth; o Pró-reitor Acadêmico Pedro Antonio Hernández; e o diretor da Unidade, Erivaldo Diniz de Brito. Também compareceram colaboradores da Instituição e representantes de entidades ligadas a políticas públicas de acessibilidade e inclusão.
Na abertura oficial foi destacado que o grande objetivo do evento é estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e familiares, para inclusão na sociedade por meio de práticas esportivas. O reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, manifestou seu orgulho pelo fato de a Universidade sediar o evento, relembrando que conhece de longa data o trabalho desenvolvido pela Apae em todo o Brasil. "Na década de 1980, enquanto estudante, eu tive a oportunidade de atuar como voluntário na Apae de São Leopoldo e conhecer de perto o trabalho que a entidade realizava, numa época em que nem se cogitava falar em políticas públicas de acessibilidade e inclusão", salientou Ziemer.
Já o presidente elelito da FEAPAES-RS, Afonso Tochetto, agradeceu aos profissionais e organizadores do evento, afirmando que a Universidade merece todo o respeito da Apae, pois entendeu o propósito da entidade e da iniciativa. "Ao sediar o evento, a Ulbra demonstra que é plenamente acessível. O maior objetivo dessa competição é promover a inclusão na sociedade e nós trabalhamos para isso", ressaltou Tochetto.
O coordenador estadual de educação física da Federação das Apaes e coordenador do evento, Paulo José Antoni, agradeceu aos profissionais que trabalharam para a realização das Olimpíadas, bem como aos atletas e seus pais. "Espero que todos aproveitem intensamente as ações esportivas que acontecerão nos próximos dias no campus Canoas", ressaltou Antoni. O diretor de Extensão da Ulbra, Gustavo Becker, estabeleceu a relação que os jogos da Apae têm com a Instituição. "Este ano, a Universidade implantou a política institucional de acessibilidade, demonstrando que temos cada vez mais preocupação com questões ligadas à inclusão e acessibilidade. Portanto, sediar um evento dessa magnitude ligado a esse tema significa contemplar uma conquista muito grande da relação que a Ulbra tem com a comunidade", argumentou Becker.
Competição
O evento reúne mais de 1,2 mil participantes entre atletas, juízes, coordenadores, familiares e diversos profissionais. São 205 Apaes no Estado. As disputas começaram na manhã desta terça-feira, 5 de dezembro, no Complexo Esportivo do campus Canoas. Os confrontos ocorrerão em 11 modalidades esportivas: Atletismo, Natação, Handebol, Basquetebol, Tênis de Mesa, Futsal, Futebol Sete, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Capoeira e Bocha Paralímpica.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
04
JANAcessibilidade Dia Mundial do Braille: a Universidade como um local de inclusão
Últimas notícias
-
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD