Reconhecimento
Aluna da Ulbra vence Feira de Iniciação Tecnológica com projeto inovador
Trabalho premiado analisa características de um protetor solar bionatural
Um projeto que estuda as propriedades de um fotoprotetor solar bionatural foi o grande vencedor da Feira de Iniciação Tecnológica do Colégio Ulbra Cristo Redentor (FITT), em Canoas. A estudante do curso de Química Industrial da Universidade, Carmen Gitana, foi agraciada com o troféu de destaque do evento, durante cerimônia de premiação realizada nas dependências da escola.
Com o intuito de testar o fator de proteção de uma fórmula à base de Benzokxazol, composto sintético produzido em laboratório, Carmen misturou a substância a um óleo de semente de uva e à quitosana, polímero natural encontrado no exoesqueleto de crustáceos e na casca do camarão. O experimento, ainda não concluído, mostrou diferentes resultados a partir da combinação desses elementos, mas, para sua autora, já é um grande sucesso. "É um estímulo para continuar estudando e aprendendo. Quero fazer um mestrado nas áreas da Cosmética e Toxicologia", comenta a estudante que, dentre 40 trabalhos inscritos, teve o seu escolhido pela comissão avaliadora do prêmio.
Para a supervisora da estudante, professora Dione Silva Corrêa, a conquista da jovem prova que, mesmo em um cenário de contenção de investimentos públicos em pesquisa e inovação, ainda é possível vislumbrar um futuro positivo para a ciência brasileira. "Embora haja um corte significativo de verbas, ainda é possível avançar e desenvolver novas tecnologias através da livre associação de cientistas. Nesse sentido, encontrar bolsistas interessados e curiosos, como é o caso da Carmen, só reiteram essa minha visão otimista", enfatiza a educadora que, ao lado de outros quatros colegas, coordena o Centro de Pesquisa em Produto e Desenvolvimento da Ulbra (CEPPED), local onde os experimentos foram efetuados.
Projeto vem sendo desenvolvido em parceria com a UFRGS desde 2012
Elaborado pelo CEPPED em parceria com cientistas do Laboratório de Novos Materiais Orgânicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o estudo que originou a pesquisa de Carmen vem sendo desenvolvido desde 2012 por Dione e outros pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Genética e Toxicologia Aplicada da Ulbra. "Nossa ideia original era conceber um protetor solar que fosse eficaz em relação aos raios UVA, que são os mais prejudiciais para o organismo humano", explica a cientista, que, com a iniciativa recentemente patenteada, pretende estimular a qualidade de vida da população através da redução de casos de doenças de pele provocadas pela radiação solar.
Marcus Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras