12 graduações avaliadas!
Cursos da Ulbra recebem conceito 4 nos Indicadores de Qualidade do MEC
Indicador do Ministério da Educação avalia o Ensino Superior no País
Os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Farmácia, Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia da Ulbra Canoas receberam nota 4 nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2016, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Outros seis cursos da Ulbra Canoas também avaliados ao longo do ano passado conquistaram o conceito 3: Fisioterapia, CST Estética e Cosmética, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Medicina e Serviço Social. O indicador de qualidade vai de 1 a 5 e seu objetivo é apresentar a situação dos cursos de graduação no país.
Ulbra tem destaques no RS no Censo da Educação Superior. Acesse aqui.
No comparativo para os cursos que tiveram os seus resultados divulgados, em relação a 2013, ano de referência trienal para essa avaliação, os indicadores de Canoas apontaram que 54,54% das graduações ampliaram o Conceito ENADE em relação a 2013 e 36,36% mantiveram o Conceito Enade em relação ao mesmo ano. Ainda em relação a 2013, 54,55% dos cursos de Canoas avaliados ampliaram o Conceito CPC (Conceito Preliminar do Curso) e 45,45% mantiveram o Conceito CPC. Nenhum curso teve redução no Conceito CPC em relação a 2013 e nenhum deles foi reprovado.
Para o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, os resultados são fruto do engajamento de docentes, discentes e gestores no Programa Enade Permanente, um dos pilares estratégicos acadêmicos do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ulbra. "Os resultados positivos contribuíram para o aumento do Índice Geral de Cursos (IGC) (conceito contínuo) da Ulbra, tendo sempre como foco a nossa missão: ser uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora", destacou.
Enade 2017 - Uma das bases para a elaboração do Indicador de Qualidade é o conceito obtido pelas graduações no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. O Enade avalia o ensino superior do país, sendo obrigatório para as instituições federais e privadas. No ano passado, 195.859 mil alunos de 18 áreas realizaram a avaliação no Brasil. Neste ano, o exame ocorreu no dia 26 de novembro, contemplando as áreas de educação, ciências, matemática e computação e engenharia, produção e construção. Os conceitos dos respectivos cursos referentes ao ano de 2017 serão divulgados no final de 2018.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes