Estágio Acadêmico
Trabalho de conclusão aborda educação em ambiente hospitalar
Alunas de Pedagogia relataram experiência em trabalho conjunto
![](https://www.ulbra.br/upload/4601000737f606155989d18556ef7ac5.jpg)
As formandas do curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, Auxiliadora Ferreira Saraiva, da modalidade presencial, e Luiziana da S. Oliveira, da educação a distância, apresentaram na tarde da segunda-feira, 27 de novembro, a Contextualização dos Estágios Curriculares Obrigatórios. Tarefa realizada com a supervisão e orientação da docente Lauraci Donde da Silva com foco central na trajetória de ensino e aprendizado do menino Bernardo Moreira Loureiro, 8 anos, que há 7 reside no Hospital Universitário de Canoas à espera de um transplante de pulmão.
As futuras pedagogas vindas de outras áreas de atuação são mães de portadores de necessidades especiais e escolheram este segmento da educação para desenvolver a arte de ensinar esse público com limitações e particularidades distintas. O estágio no HC propôs um desafio ainda maior: apresentar o mundo a uma criança pela janela do pequeno quarto de hospital.
Intitulado de Unidade de Terapia Intensiva: uma intervenção pedagógica inovadora, o projeto realizado na ala pediátrica exigiu das universitárias mais do que conhecimento. Garra e força de vontade não podiam faltar para tentar dezenas de vezes, pois nem sempre existiam avanços a comemorar. "O mundo para Bernardo se resume ao que vê na TV. Quando iniciamos o trabalho ele era acamado e não podia nem ver pela janela. Procuramos iniciar com atividades que contemplassem a coordenação motora. Foi um processo lento, pois o menino não queria tocar em nenhum material, mesmo usando luva, por não querer se sujar. Levamos um tempo para que ele adquirisse a cultura do sujou, limpou", comenta Auxiliadora sobre as dificuldades iniciais do processo.
Luiziana também comemora os pequenos avanços: "Hoje, Bernardo vibra quando consegue fazer algo. Antes ele não queria nem iniciar. Já começamos a introduzir computador, celular, atividades que o convidam a sair da cama, para ficar na poltrona e até no chão. Tem autoestima. Gosta de se ver no espelho. Recorta, cola. Come com as próprias mãos. Faz massinha com formas geométricas. Começou a descobrir coisas que pode fazer. Já entende que estamos lá para alfabetizá-lo, não apenas brincar, e nos espera de uniforme para participar das aulas".
No relato do estágio, as estudantes compartilham os dias em que encontram o aluno estressado, onde as atividades propostas não são bem recebidas e a frustração de muitas vezes não atingir o objetivo proposto. Há também as pequenas vitórias, como quando Bernardo, que não emite o som da voz em razão da traqueostomia, consegue pronunciar alguma palavra. A tarefa de apresentar o mundo através da janela é outro momento de descoberta. "O menino não caminha sozinho, mas hoje já sobe em um banquinho para ver a rua. Conheceu a chuva e agora sabe que ela é composta pela mesma água da torneira. Molha, mas não suja, pelo contrário, limpa", acrescentou Auxiliadora. Para a formanda, de todas as vivências dentro do curso de Pedagogia, esta a aflorou, revelando sua vocação para a profissão escolhida. "Não sabia como ele ia entender o que eu estava ensinando. Me perguntava: Como? Estava preocupada. Não era só cumprir estágio. A tarefa era maior", completa a futura pedagoga.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Notícias relacionadas
-
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
19
JULSAÚDE ANIMAL Cavalo Caramelo recebe vacina e faz exames de rotina na Ulbra -
17
JULCAMPEONATO Equipe da Ulbra Sport está nas quartas de final da Liga Serrana -
15
JULRECONSTRUIR Ulbra faz análise da água das escolas municipais de Canoas -
12
JULPARCERIA Docentes da Ulbra desenvolvem software para São Leopoldo