PPGBioSaúde
Novidades em pesquisas sobre Biologia Celular e Molecular
Pesquisadores de vários universidades fazem intercâmbio
A ULBRA Canoas está promovendo o 1º Simpósio de Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde. O evento que iniciou segunda-feira, 02.07, acontece até esta quinta, dia 05.07, no auditório 219 do prédio 1, com palestras que iniciam sempre às 19h. O evento é uma forma de intercâmbio entre pesquisadores e busca estabelecer vínculos de colaboração com os programas de pós-graduação de diversas universidades convidadas.
De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde), Nanci Nardi, o Simpósio é uma oportunidade de mostrar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas por estudantes e professores da ULBRA. “Também é uma possibilidade de integração entre os pesquisadores das instituições representadas”, destaca a professora.
Na primeira noite, o tema discutido foi Métodos Modernos em Farmacologia e Toxicologia. A professora e pesquisadora do Laboratório de Proteínas Tóxicas (Laprotox) do Departamento de Biofísica da UFRGS, Célia Carlini, falou sobre Proteínas Multifuncionais: Ureases como modelo. Ela destacou algumas das descobertas durante seus 20 anos de pesquisa.
Ainda no primeiro dia do evento, a pesquisadora do Laboratório de Farmacologia da ULBRA Canoas, Alessandra Hübner de Souza, falou sobre Toxinas: um novo alvo terapêutico, destacando a biodiversidade brasileira e o desenvolvimento das pesquisas com venenos de animais peçonhentos que têm sido um grande avanço na área da farmacologia. Também professor do PPGBioSaúde na Universidade, Hermes Amorim, palestrou sobre a Integração de Técnicas Computacionais e Experimentais para o Estudo de Compostos Bioativos.
Já na segunda noite do Simpósio, a professora Nance Nardi falou sobre Células-tronco: mitos e fatos, diferenciando os tipos e as funções das células no organismo. Também palestrou o cirurgião cardiovascular do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e professor da UFCSPA, Renato Kalil, que falou sobre as Aplicações da Terapia Celular em Cardiologia. Kalil é pioneiro no estudo clínico de terapia gênica e coordena a única pesquisa relacionada à área na América Latina. O último a apresentar sua pesquisa foi o pesquisador da ULBRA, Lindolfo da Silva Meirelles, que falou sobre Pericitos, células-tronco mesenquimais e reparo tecidual.
Programação para os próximos dias
04.07 - Biomonitores e Biomarcadores em Mutagênese
Palestrantes: Temenouga Guecheva (UFRGS), Juliana da Silva (ULBRA), Jaqueline Picada (ULBRA)
05.07 - Biologia Molecular Aplicada à Saúde
Palestrantes: Sabrina Almeida (FEEVALE, FEPPS), Themis da Silveira (ULBRA, HCPA, UFRGS), Maria Lucia Rossetti (ULBRA, FEPPS)
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes