Defesa do Consumidor
Ulbra compõe Conselho da Escola Superior de Defesa do Consumidor
Solenidade de posse aconteceu no Palácio Piratini
A Universidade Luterana do Brasil integra pela primeira vez o Conselho da Escola Superior de Defesa do Consumidor (ESDC), através de duas docentes do curso de Direito das unidades da Ulbra em Canoas e em Gravataí. A solenidade de posse dos novos conselheiros foi realizada na terça-feira, 21 de novembro, no Palácio Piratini com a presença do governador do estado, José Ivo Sartori, da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, do sub-procurador geral de Justiça, Cesar Luis de Araújo Faccioli, dirigentes dos Procons Municipais, professores e demais autoridades locais.
A coordenadora do Balcão do Consumidor do campus Canoas e de atividades do curso de Direito, Carolina Zenha Saraiva, que ocupa uma das cinco cadeiras titulares da ESDC, atribui o reconhecimento ao trabalho que a Instituição vem desenvolvendo nesta área. "A conquista deste espaço se deu em razão da representatividade do Balcão do Consumidor dentro dos campi onde estão inseridos, que, a partir de agora, passam a ter ainda mais visibilidade", destaca a docente.
Professora do curso de Direito há 21 anos no Campus Gravataí, onde também atua no Balcão do Consumidor, Ângela Molin, mestre em Memória Social e Bens Culturais, foi escolhida para estar entre os cinco suplentes do Conselho.
Sobre a ESDC
A Escola Superior de Defesa do Consumidor foi criada em 2009 e reinaugurada no dia 15 de março de 2016 com vínculo no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos ao órgão de coordenação do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor -- Procon RS.
Todos os escolhidos para compor o conselho nos próximos dois anos são especialistas de reconhecida atuação na defesa aos direitos do consumidor, em especial os integrantes de Procons municipais e qualificação de estudantes e profissionais na área do direito.
O serviço
O Balcão do Consumidor é um serviço de mediação na solução de conflitos de forma extrajudicial, entre consumidores e fornecedores, prestado pelos professores e alunos voluntários do curso de Direito, através de um Protocolo de Intenções celebrado entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos, o Procon-RS e a Ulbra.
Acesse aqui para saber mais sobre o Balcão do Consumidor.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Notícias relacionadas
-
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience
Últimas notícias
-
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas -
13
NOVUlbra Xperience 2024 Alunos abordam soluções para o meio ambiente na Mostra de Ciências