Conversas Latinas
Curso de Jornalismo participa de evento internacional de Comunicação
Evento exibiu o documentário A Reforma Luterana Através da Arte
A segunda edição do evento Conversas Latinas em Comunicação -- Memória e Audiovisual (CLC), organizado pela Unicentro (PR), ocorreu entre os dias 14 e 17 de novembro, nas cidades de Guarapuava, Prudentópolis e Irati. O evento reuniu estudiosos de várias áreas do Brasil e da Argentina, Colômbia, Paraguai, Bolívia e Cuba. Representando o curso de Jornalismo da Ulbra Canoas, estiveram presentes a Prof. Drª Gabriela Almeida e os acadêmicos Everton Ferreira Barboza e Thiago Ribeiro Pereira.
O primeiro dia iniciou com sessões de comunicações científicas, nas quais artigos dedicados aos mais variados assuntos foram apresentados, e posteriormente debatidos. Everton Barboza apresentou o trabalho "Cobertura em tempo real e produção de conteúdo no segundo turno das eleições municipais de 2016" e Thiago Ribeiro falou sobre "A rotina de produção da agência experimental da Ulbra". Já a professora Gabriela apresentou o artigo "A encenação da violência no documentário político contemporâneo". Na parte da tarde, uma mostra de audiovisual exibiu produções feitas por alguns participantes do evento, sendo um deles "A Reforma Luterana através da Arte", também produzido por Everton por ocasião dos 500 anos da Reforma Luterana. O dia finalizou com a sessão de lançamento de publicações científicas, onde os participantes apresentaram seus livros e coletâneas reunindo artigos provenientes de pesquisas.
O segundo dia de CLC foi dedicado à Missão Técnica Turismo & Patrimônio Cultural: Manifestações ucranianas. No passeio, os congressistas puderam conhecer Prudentópolis, situada há cerca de 66 quilômetros de Guarapuava. O município, que possui influência da imigração ucraniana, tem como ponto turístico o museu que conta a história dos imigrantes, que chegaram por volta de 1895 no Brasil. Outro lugar visitado foi a Reserva do Ninho do Corvo, localizada a cerca de 25 Km do centro da cidade. O lugar oferece aos visitantes atividades integradas à natureza, como trilhas, cachoeiras, locais para acampamento, rapel e tirolesas.
Segundo o organizador do evento, o professor Dr. Márcio Fernandes, o evento foi um sucesso. Ele reforçou também que a meta era construir um ambiente acadêmico e de intercâmbio produção científica do que cada um tem feito em sua instituição. "O CLC é um evento científico, reconhecido pela CAPES e pela Fundação Araucária. Com ele conseguimos criar um espaço de convivência, que é tão importante quanto a cooperação científica. E além disso, fortalecemos os laços de amizade".
O último dia, com uma programação realizada em Irati, contou com uma mostra de artigos desenvolvidos por alguns participantes do CLC 2017. Na sequência, uma mesa de debates foi instaurada para um balanço sobre o evento e também a discussão dos detalhes para o CLC de 2018, que deverá ser realizado em outubro na Universidad Nacional de la Patagonia Austral (UNPA), na Argentina. A última atividade do dia foi uma mostra de documentários, com a exibição de quatro filmes.
Thiago Ribeiro
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras