Confessionalidade
Fórum debate envolvimento da Pastoral em projetos de extensão da Ulbra
Foram anunciadas inovações no gerenciamento de projetos de extensão
Capelães de todas as Unidades da Ulbra participaram, presencialmente ou através de videoconferência, do I Fórum de Projetos da Pastoral Universitária, realizado na manhã desta segunda-feira, 20 de novembro, no prédio 10 do campus Canoas. A iniciativa, promovida em parceria com a Diretoria de Assuntos Comunitários teve como principal objetivo promover a troca de experiências entre os pastores, fomentando as iniciativas extensionistas desenvolvidas pelas capelanias junto às comunidades onde a Universidade está inserida.
Na ocasião, 13 projetos distintos desenvolvidos em 2017 foram apresentados por pastores de diferentes regiões do país: Orquestra Universitária, Coro Universitário e Orquestra de Sopros - Paulo Brum (Canoas); Capelania Hospitalar - Mário Sontag e Thomas Heimann (Canoas); Quero Fazer a Diferença - Elton Fischer (Carazinho); Nosso Maior Patrimônio e Habilidades de Vida - Rafael Nerbas (Gravataí); Ulbrasol - Peterson Machado (Guaíba); Orquestrarium - Herivelton Regiani (Santa Maria); Ulbrati - Jaques Schlosser (Manaus); "Qualidade de Vida e Saúde" - Itamar Schlender (Porto Velho); "Fé, Cultura e Arte" e "Coral"- Elton Rost (Itumbiara); "Desapegue e Doe" - Renato Hannish (Palmas).
Dentre eles o capelão de música da Ulbra Canoas, pastor Paulo Brum, que por sua vez compartilhou com os presentes os resultados que vem obtendo com o projeto da Orquestra de Sopros e o Coral Sacro da Instituição, ação que busca levar cultura erudita e confessional para além dos portões da Instituição.
Segundo Brum, a ideia só veio a se concretizar devido a uma mudança de mentalidade da academia em relação aos valores devocionais presentes no DNA da Ulbra. "Antigamente, nós pastores ficávamos restritos ao trabalho devocional e confessional, mas isso vem mudando, cada vez mais estamos expandindo nossas áreas de atuação", enfatizou o regente em determinado momento do encontro.
O fórum, mediado pelo capelão geral da Aelbra, Maximiliano Wolfgram, foi acompanhado com interesse pelo pró-reitor acadêmico da Ulbra, Pedro Antonio González Hernández, que, ao término das explanações, fez um balanço das ações desenvolvidas e sua articulação com as Políticas Acadêmicas de Extensão-Pesquisa-Ensino, destacando o papel dos programas e projetos de extensão como espaços de aprendizagem. Também ressaltou o papel da disciplina institucional de Cultura Religiosa no Projeto Pedagógico da Ulbra. "O papel da cultura religiosa dentro da formação dos nossos universitários possui a função de ferramenta de transmissão de valores humanos e éticos. Nesse sentido, parabenizo a todos os envolvidos nesse debate, fiquei impressionado com a qualidade das ações apresentadas aqui", enfatizou o pró-reitor ao despedir dos participantes do encontro.
Plataforma digital deve inovar diálogo da extensão universitária com a comunidade
Minutos antes do fechamento do Fórum, a professora Simone Brum Imperatore passou uma série de recados para os presentes e, dentre eles, um importante anúncio. A partir do primeiro semestre de 2018, as Organizações Não Governamentais, associações de classe e outras entidades representantes da sociedade civil poderão encaminhar suas demandas assistenciais para a Universidade e solicitar a elaboração de projetos comunitários que atendam a interesses específicos. "Atualmente, a maior parte dos projetos que desenvolvemos partem de dentro da academia. Agora, com essa nova plataforma, poderemos dar voz às comunidades, permitindo que as demandas que surjam nos sejam encaminhadas para avaliação através de um ambiente eletrônico interativo", comentou a gestora nos minutos finais da reunião.
Marcus Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes