Vestibular 2018/1
Vestibular movimenta o campus Canoas da Ulbra
Provas foram aplicadas entre 9h e 13h deste domingo
A Ulbra Canoas realizou neste domingo, 19 de novembro, mais uma edição do seu processo seletivo de Vestibular. Válidas para 56 cursos presenciais e 21 da modalidade a distância, as provas foram aplicadas pontualmente às 9h (horário de Brasília) e encerraram às 13h, para os candidatos do curso de Medicina, e às 11h, para os inscritos nas demais graduações, nos prédios 1 e 11 do campus.
Com quatro horas de duração, a avaliação aplicada nos vestibulandos de Medicina contou com 65 questões objetivas de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além da redação que teve como tema a Memória, estimulando os vestibulandos a apresentarem uma ou mais lembranças de sua infância, associando seu passado ao seu presente.
Para os demais cursos presenciais, o exame foi composto por 20 questões objetivas entre Língua Portuguesa e Matemática e uma redação abordando o tema A Influência da Inteligência Artificial no Seu Dia a Dia.
O reitor Marcos Fernando Ziemer acompanhou a chegada dos candidatos e toda a movimentação dos futuros alunos e seus familiares no campus da Ulbra, em Canoas. Ele ressaltou que este é um dos momentos especiais para a Universidade. "Quando a gente chega no campus no dia do vestibular e vê tanta gente buscando a Universidade, isso sempre remete a um sentimento de responsabilidade e de fazer com que este ambiente acadêmico, que é um ambiente de aprendizagem, possa realmente atender aos anseios e aos sonhos dos alunos." Ziemer também destacou o comprometimento da Ulbra no momento da formatura, onde o acadêmico conquista a graduação e a Universidade tem o compromisso de encaminhá-lo ao mercado de trabalho de maneira muito qualificada.
Segundo o diretor do campus, Erivaldo Diniz de Brito, a procura pelos cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia da Universidade vem se mostrando positiva ano após ano. "Estamos com um bom número de vestibulandos neste semestre, tanto para a graduação em Medicina quanto para os demais cursos", comentou o gestor ao enfatizar a rede de apoio que colaboradores e docentes formam para garantir o bem-estar dos futuros alunos da Ulbra. "O nosso apoio não termina com o processo seletivo, depois da aplicação das avaliações nossa equipe estará preparada, proporcionando todas as condições necessárias para que o aluno conclua seus estudos, inclusive através de linhas de financiamento estudantil", comentou Brito.
Tranquilidade para uns, nervosismo para outros
Aguardando os últimos minutos antes de entrar na sala de aula e prestar a prova do Vestibular 2018/1 da Ulbra, Isabela Gonçalves do Vale, de apenas 19 anos, aparentava tranquilidade, algo incomum para as centenas de candidatos que compareceram ao campus na manhã deste domingo. "Me preparei bastante, fiz cursinhos e, no meio do ano, fiz o Vestibular de inverno da Ulbra só para testar os meus conhecimentos. Acho que estou preparada para entrar na faculdade dos meus sonhos", comentou a jovem canoense que prestou a prova para o curso de Medicina Veterinária.
As amigas Martilele Mayer Gill e Bruna de Lima del Ponte estudaram juntas o ano inteiro para a prova deste domingo, a primeira para o curso de Biomedicina e a segunda para o bacharelado em Medicina Veterinária. Para ambas, este será o primeiro exame seletivo. Apesar do nervosismo, o pensamento positivo foi o que predominou. "Acho que falo por nós duas quando digo que estamos preparadas, agora o jeito é focar e manter a concentração", afirmou Bruna, que é natural de São Leopoldo e escolheu a Ulbra pela proximidade de casa e por indicação dos amigos. "Tenho vários conhecidos que estudam aqui e só fazem elogios aos professores e colegas", comentou a vestibulanda antes de se dirigir para o seu local de prova.
Veteranos da Medicina prestaram solidariedade aos candidatos
Bruno Castilhes é estudante do primeiro semestre do curso de Medicina da Ulbra Canoas. Com muito entusiasmo e munido de tambores e instrumentos de percussão, ele e cinco outros colegas devidamente uniformizados decidiram desejar sorte para os futuros calouros que se aglomeravam em frente ao prédio 1 do campus, aguardando a liberação do acesso às salas para a realização da prova. Apesar de já fazer seis meses desde o seu ingresso na Instituição, Castilhes lembra como se fosse ontem do dia em que esteve no lugar dos vestibulandos do curso. "É preciso manter a calma nessas horas, é um momento difícil e os candidatos têm que lembrar de todo o conteúdo que estudaram. O jeito é controlar a ansiedade e encarar", comentou o veterano, que confessa estar na torcida pelos conhecidos e amigos que vieram fazer o exame.
No período que antecedeu o início das provas, alunos da Associação Atlética Acadêmica Salvador Célia (AAASC) do curso de Medicina da Ulbra Canoas, realizaram ações para descontrair os candidatos. Mais uma vez, instrumentos musicais e canções deram o tom da atividade promovida em frente ao saguão do prédio 1. "Para quem disputa uma vaga na Medicina, os momentos que antecedem a prova são tensos. Queremos descontrair um pouco e já começar a promover uma integração com os futuros colegas", salientou o presidente da AAASC, o estudante de Medicina, Rafael Alves.
Os cursos pré-vestibulares específicos para essa graduação também compareceram em grande número ao campus Canoas. De acordo com o coordenador da unidade de Porto Alegre do Fleming Medicina, Francis Madeira, a presença dos professores dos cursinhos é muito importante no apoio aos alunos. "Os estudantes preparam-se o ano inteiro para essa prova, que a cada ano está mais seletiva. Mas quando chega o momento do Vestibular, o clima na Ulbra é muito bom e descontraído. E nosso papel como educadores é acolher da melhor maneira possível nossos alunos", destacou Madeira.
Pé na estrada e apoio da família
Jorge Adair Cruz dos Santos e sua mulher, Sandra, vieram de Triunfo para trazer os filhos, Vagner e Leandro, ambos candidatos do curso de licenciatura em Matemática. Conforme o engenheiro, o papel dos pais é sempre o de proporcionar segurança e apoio, principalmente em momentos como o Vestibular, segundo ele, um período que pode definir o futuro profissional dos jovens. "É uma época muito importante na vida de um adolescente, em que ele precisa escolher o caminho que pretende seguir na vida, e o auxílio dos pais é fundamental. Por isso, pegamos 40 minutos de estrada só para trazê-los", enfatizou Santos, que tem a docência no sangue, em sua família são quatro professores, dois deles de matemática.
O mesmo pensa Ana Paula Dekssairmer, de 44 anos. Mãe de Eduarda da Silva, ela veio de Lajeado, a 101km de distância de Canoas para acompanhar a filha que prestou prova para o bacharelado em Biomedicina. "Ela está saindo do ensino médio agora, então não se preparou muito para o processo seletivo. Mesmo assim, estou aqui para apoiá-la, como sempre faço", disse a nutricionista e empresária, que também estudou na Ulbra quando era mais jovem. "Cursei Pedagogia, mas não cheguei a concluir", comentou Ana Paula, enquanto sua filha procurava sua sala nas listas fixadas em um mural em frente ao prédio 1.
Listão de aprovados sai na próxima sexta-feira
O gabarito da prova está disponível para consulta em www.ulbra.br/vestibular. A relação de aprovados começará a ser divulgada na mesma página, a partir das 18h do dia 24 de novembro. As matrículas dos calouros estão previstas para os dias 27, 28 e 29 do mesmo mês. As aulas do primeiro semestre letivo de 2018 iniciam no dia 19 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas no site ou diretamente na Central de Relacionamento da Universidade pelo telefone (51) 3477-9100.
Confira a cobertura completa de fotos do Vestibular clicando aqui.
Confira, abaixo, o vídeo com a reportagem da Ulbra TV.
Marcus Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras