Ciclo de Estudos
II Ciclo de Estudos movimentou o campus Canoas
Evento abordou a socialização do conhecimento
Durante quatros dias o II Ciclo de Estudos em Educação e o XX Encontro de Alunos do Curso Normal proporcionaram grande movimentação no prédio 16 do campus Canoas.
Com o tema Cuidando de Quem Educa, a iniciativa teve o objetivo de socializar todos os conhecimentos construídos ao longo do semestre nos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações da ULBRA. Destinada a alunos de escolas da região metropolitana de Porto Alegre, o evento contou com a presença de várias instituições educacionais.
Foram realizadas palestras, oficinas, teste vocacional e houve até sessão de autógrafos de um livro lançado pela professora da Universidade Tânia Maria Scuro Mendes. Ocorreram jogos pedagógicos, suportes para aprendizagem, banners com resultados de pesquisas e até metodologias.
A mostra contou também com trabalhos de estudantes de todas as licenciaturas que cursam disciplinas pedagógicas. Um dos trabalhos que mais chamou atenção foi o chamado Poço dos Desejos e do Conhecimento, que simbolizava a possibilidade de construir algo além da proposta simplória e que o conhecimento adquirido pode representar a mudança, algo que vai além da informação adquirida. O evento teve também a participação de trabalhos dos cursos da área de saúde: psicologia, fonoaudiologia e optometria. Paralelo ao II Ciclo foi realizado também o XX Encontro de Alunos do Curso Normal, evento exclusivo do curso de Pedagogia.
O II Ciclo abriu espaço para manifestações artísticas como a apresentação do grupo musical Caixa Preta, que é composto por estudantes da própria Universidade e cuja vocalista Graziele Santos, é aluna de Pedagogia na ULBRA. Quem também realizou bela performance foram estudantes do curso de dança da Universidade.
A palestra da conferencista Evânia Reichert foi um dos pontos mais altos do evento. Com experiência internacional ela debateu as dificuldades de educar na atualidade. Falou sobre a crise na educação, apresentando propostas inovadoras, questionadoras, que trazem novas possibilidades. “Não adianta uma pessoa ser extremante eficaz, mas não saber se relacional com os outros”, explicou a conferencista.
A coordenadora de atividades dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, Marlene Fernandes, destacou os trabalhos apresentados pelos alunos nas disciplinas pertinentes ao evento. “Foram de grande qualidade as apresentações dos estágios curriculares dos cursos de pedagogia e bacharelado. O seminário integrador proporciona a exposição das pesquisas dos estudantes e isso é altamente positivo”, concluiu.
Sua colega Maria Cleida Klein, coordenadora na mesma área, entende que o balanço do evento foi bastante positivo, principalmente pela possibilidade do compartilhamento de experiências. “Pudemos conhecer também os trabalhos dos alunos através da mostra pedagógica, além de estreitarmos relações com os cursos da saúde e das demais licenciaturas da Universidade através da recepção aos estudantes do Curso Normal”, enfatizou Maria Cleidia.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024