Editora
Obra sobre o primeiro morador de Canoas é lançada na Feira do Livro
Santos Ferreira teve suas memórias compiladas por historiador
De grande valor histórico para Canoas, o caderno de anotações de José Joaquim dos Santos Ferreira é o documento manuscrito mais antigo em salvaguarda pelo Arquivo Histórico Municipal da cidade. A transcrição das memórias daquele que já pode ser considerado como o morador mais antigo da região, além de atrair pesquisadores que desejam balizar seus estudos, facilita a compreensão do surgimento do município, um dos mais relevantes para a economia gaúcha.
"Tudo começou a partir da descoberta do diário de Ferreira, publicação que data de 1860. Nele, é possível identificar diversas características do que viria a ser Canoas, como o desenvolvimento do comércio local e dos primeiros bairros da cidade", explica o professor de história e egresso da Ulbra, Israel Tavares Boff, autor do livro Memórias de José Joaquim Ferreira dos Santos (Editora da Ulbra, 104 páginas, R$ 20,00), obra que é fruto de um longo processo de transcrição paleográfica e que agora chega às livrarias.
Conforme relata o educador, Ferreira herdou terras da fazenda do Gravataí, espaço onde hoje estão situados os bairros de Niterói e Rio Branco, e lá montou uma olaria, uma serraria e uma fábrica de sabão, estabelecimentos que foram os primeiros pontos comerciais locais. "O caderno mostra que, desde a época do Brasil imperial, Canoas já era uma região de efervescência comercial", enfatiza o historiador.
Em meio à análise de papéis e inventários que datam do período colonial do país, passando por registros do Brasil imperial e do início da primeira república, Boff traça um paralelo do surgimento de um importante centro urbano e da realidade de figuras históricas que marcaram a historiografia do Rio Grande do Sul, como o general e tropeiro Francisco Pinto Bandeira e o coronel Vicente Ferrer da Silva, ambos estancieiros e proprietários dos latifúndios que originaram a cidade.
Na quinta-feira, dia 16 de novembro, o escritor participa de uma sessão de autógrafos na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. O evento inicia às 19h30min, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da cidade. Na ocasião, além de rubricar exemplares, Boff estará à disposição para tirar dúvidas e conversar sobre o lançamento. Mais informações sobre a publicação e seu autor podem ser obtidas na página www.editoradaulbra.com.br ou pelo telefone 3477-9118.
Marcus Perez
Jornalista MTb 17.602
Tags
Notícias relacionadas
-
14
NOVNeste sábado, dia 16 Coordenadora do Ulbrati autografa na Feira do Livro de Porto Alegre -
13
NOVDia 15 de outubro Editora da Ulbra lança obras em parceria com o Conselho de Arquitetura -
08
NOVEnciclopédia dos Minerais Ulbra inicia período de lançamentos na Feira do Livro de Porto Alegre -
04
NOVCultura Editora Ulbra participa da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre
Últimas notícias
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação