Educação a Distância
Ciências Sociais EAD obtém nota 4 para reconhecimento
Ciências Sociais EAD obtém nota 4 para reconhecimento
A Comissão de Avaliação do MEC para Ciências Sociais – Licenciatura, modalidade a distância -, que avaliou o curso com fim de reconhecimento, divulgou no dia 28 de junho que a nota concedida foi 4 (quatro).
Na verificação "in loco", realizada na segunda e terça-feira, 25 e 26.06, a Comissão constatou que o curso oferece o que foi proposto no PPC. O relatório destacou a disposição do corpo diretivo, coordenação, professores e corpo técnico administrativo em adequar-se à realidade institucional existente. O documento evidenciou que o comprometimento da comunidade acadêmica é um ponto que merece destaque, bem como o clima organizacional em que o respeito mútuo, a dedicação à docência e à formação dos alunos é priorizada. Os avaliadores ressaltaram que também merece registro a ação do Serviço de Orientação e Atendimento ao Discente, que desenvolve trabalho de apoio aos estudantes prestando atendimento presencial, telefônico e remoto, fornecendo-lhes as informações e orientações técnicas, administrativas e procedimentais. Ainda afirmaram que, para apoio psico-pedagógico, a graduação articula ações com os diferentes setores da Universidade estendendo esta estrutura para os polos, desenvolvendo atividades permanentes de acompanhamento pessoal, relacional e pedagógico.
O diretor da EAD da ULBRA, Pedro Cunha, afirma que a nota 4 é o resultado do trabalho feito no dia a dia da Instituição, da motivação e integração das equipes envolvidas em todos os cursos da modalidade na ULBRA. A coordenadora de Ensino da EAD, professora Marinice Vaisz, enalteceu a nota obtida. “Estamos orgulhosos do resultado conquistado pelo curso de Ciências Socias – Licenciatura, porque representa a qualidade do ensino ministrado pela ULBRA na modalidade a distância”.
A coordenadora da Comissão Permanente de Planejamento e Avaliação Institucional da ULBRA, Rosa Blanco, também está satisfeita. “Essa avaliação tem um significado especial porque foi a primeira realizada na universidade nesta modalidade. Já formamos mais de 40 mil alunos nos nossos cursos EAD, e esses resultados legitimam a qualidade dos profissionais que estamos colocando no mercado de trabalho”, reconhece.
O coordenador do curso, Paulo Moura, lembrou a ênfase do relatório dos avaliadores no bom clima organizacional e no compromisso da equipe de professores e tutores com os alunos. “Isso evidencia que temos um grupo docente qualificado e dedicado, que acredita na educação e no trabalho que faz”, afirma. Moura justifica sua satisfação pela citação do clima organizacional, porque significa que o ambiente na ULBRA propicia que as pessoas possam desenvolver um bom trabalho e que percebam haver as condições necessárias para a integração entre elas e delas com a Instituição.
Paulo ressalta que “a nota avaliativa auxilia os egressos a conquistarem bons espaços no mercado de trabalho. Hoje, as empresas e instituições procuram conferir junto ao MEC a nota do curso onde estudaram os profissionais que estão buscando vagas de trabalho. A qualidade da formação do aluno formado pela ULBRA, que foi 5 no seu primeiro ENADE, fica ainda mais valorizada pelo conceito 4 obtido na avaliação do curso com vistas ao reconhecimento”.
O curso de Ciências Sociais – Licenciatura (EAD) da ULBRA - forma professores de Sociologia para atuar no ensino médio da rede pública e privada. “Formarmos professores dessa disciplina numa graduação com alto conceito é muito significativo, pois estamos colocando no mercado profissionais que vão contribuir para a qualidade na educação”, finalizou Paulo Moura.
Novas avaliações
Dia 28.06, os cursos de Negócios Imobiliários (Canoas – RS e Ji-Paraná – RO) e Gestão Financeira (Canoas – RS e Itumbiara – GO) foram avaliados, durante teleconferência, na etapa de entrevistas. Sete coordenadores de cursos, em Canoas, reuniram-se virtualmente com dois avaliadores do MEC, que estavam na unidade de Itumbiara (Goiás). O coordenador de atividades de Gestão Financeira, professor Paulo Matzembacher, acompanhou os avaliadores em Itumbiara, enquanto a coordenadora de Negócios Imobiliários, professora Maria Inês Borsa, os acompanhou em Ji-Paraná. O relatório será publicado em até uma semana. A expectativa do coordenador do curso de Gestão Financeira, Marcel Jaroski, é positiva. “Esperamos que ocorra tudo bem, cumprimos todas as exigências do MEC. Esperamos uma avaliação positiva, a melhor possível”, afirma. Nessa etapa, ainda passará pelo processo avaliativo o curso de Ciências Sociais – Bacharelado.
Notícias relacionadas
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema